Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/100208
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Moura, Tatiana | - |
dc.contributor.author | Cerdeira, Linda | - |
dc.contributor.author | Fernandez, Marta | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-25T13:47:16Z | - |
dc.date.available | 2022-05-25T13:47:16Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-8969-42-2 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/100208 | - |
dc.description.abstract | A partir das Teorias Feministas e dos Whiteness Studies (DiAngelo, 2018) (Moura, 2010 e Moura, et al., 2020) (Butler, 2018 [2015]) (Stubs et al., 2018) (Aruruzza et al., 2019) (Lugones, 2015), este ensaio tem como objetivo central identificar e analisar práticas artísticas e culturais decoloniais que permitem romper com espectativas normativas relativamente à performatividade dos seus corpos numa sociedade profundamente hierarquizada por uma desigualdade socio-espacial geradora de linhas abissais (Santos, 2007). Pretende-se discutir o potencial que práticas artísticas e culturais nas periferias urbanas podem ter na transformação das relações de desigualdade entre e dentro das culturas, descolonizando a linguagem e abrindo espaço para narrativas estigmatizadas, silenciadas e ocultas. Em vez de conceber as artes e a cultura como uma ferramenta civilizacional que pode "salvar" indivíduos de uma cultura desviante, o ensaio examina o potencial transformador da cultura e das artes por meio de sua contribuição para a descolonização de mentes e corpos. Partindo da hipótese de que práticas culturais como dança, música e teatro realizadas por sujeitos periféricos podem contribuir para uma redefinição da construção da identidade e do sentimento de pertencimento à cidade, e levando em conta as opressões interseccionais de gênero, raça e classe que informam a vida quotidiana, esta análise procura compreender se essas práticas podem ter um efeito emancipatório, potenciando as lutas feministas contemporâneas, nomeadamente no que diz respeito à disruptura dos modelos de masculinidade hegemónicos tradicionalmente associados a violência. (Moura, et al., 2020) (Miescher; Lindsay, 2003) (Mignolo, et al., 2006) (Quijano, 2005) (Segato, 2003). | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Faculdade de Letras da Universidade do Porto | pt |
dc.rights | openAccess | pt |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt |
dc.subject | Artes | pt |
dc.subject | Masculinidades | pt |
dc.subject | Decolonial | pt |
dc.subject | Periferia | pt |
dc.title | A potência das periferias: arte, cultura e masculinidades no Rio de Janeiro | pt |
dc.type | conferenceObject | pt |
degois.publication.firstPage | 128 | pt |
degois.publication.location | Porto | pt |
degois.publication.title | II Encontro Internacional Lusófono Todas as Artes, Todos os Nomes : livro de resumos | pt |
dc.peerreviewed | yes | pt |
dc.date.embargo | 2021-01-01 | * |
uc.date.periodoEmbargo | 0 | pt |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairetype | conferenceObject | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
crisitem.author.researchunit | CES – Centre for Social Studies | - |
crisitem.author.parentresearchunit | University of Coimbra | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0003-3189-4046 | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0003-0121-6797 | - |
Appears in Collections: | I&D CES - Artigos e Resumos em Livros de Actas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A potencia das periferias.pdf | 988.1 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
95
checked on Oct 1, 2024
Download(s)
32
checked on Oct 1, 2024
Google ScholarTM
Check
Altmetric
This item is licensed under a Creative Commons License