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https://hdl.handle.net/10316/1004
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Silva, José Ferreira da | - |
dc.contributor.author | Simões, Maria da Conceição Taborda | - |
dc.date.accessioned | 2008-12-04T14:48:27Z | - |
dc.date.available | 2008-12-04T14:48:27Z | - |
dc.date.issued | 1990-03-06 | en_US |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/1004 | - |
dc.description | Tese de doutoramento em Psicologia (Psicologia Clínica) apresentada à Fac. de Psicologia e de Ciências da Educação da Univ. de Coimbra | - |
dc.description.abstract | Trata-se de um trabalho que pretende contribuir para o estudo e aprofundamento da concepção interaccionista, quer em termos de investigação teórica, quer em termos de investigação empírica e factual. Em análise está a teoria de Jean Piaget, nomeadamente a insuficiência do tratamento a que o interaccionismo aí foi votado. Assim, no plano teórico, depois de analisadas, ao longo do Capítulo I, as condições de que a Psicologia genética dispõe para esclarecer os problemas relativos à génese da inteligência, surge a exposição e reexame crítico das teses piagetianas. A evolução que estas teses sofreram foi contemplada no Capítulo II. Pretendeu-se ainda averiguar, no Capítulo III, a razão ou as razões que terão levado Piaget a simplificar o papel do objecto, privilegiando, apesar do seu ideal interaccionista, o papel do sujeito na estruturação dos conhecimentos. Para tanto, adere-se à hipótese nos termos da qual a luta contra o empirismo pode estar na origem da simplificação postulada e procura compreender-se o ponto de vista daquele autor à luz da influência exercida no seu pensamento, quer pela filosofia crítica de L. Brunschvicg, quer pela psicologia construtivista de P. Janet. Enfim, no Capítulo IV, apresenta-se o balanço das investigações que, realizadas sob inspiração da teoria piagetiana, contribuiram para o aprofundamento da perspectiva interaccionista. São, em particular, abordados os estudos interculturais, as experiências sobre a aprendizagem operatória, as pesquisas sobre a resolução de problemas, as investigações de Doise, Mugny e Perret-Clermont, bem como o trabalho que J.-J. Ducret consagrou à " formação dos conhecimentos e do sujeito do conhecimento". No plano prático, retoma-se o problema da interacção sujeito-objecto, aceitando o desafio de pôr em evidência, através de situações experimentais adequadas, a eventual função estruturante do pólo objecto na construção de novas coordenações cognitivas. Perfilhando, contudo, as teses construtivista e interaccionista, o que se pretende sublinhar é que, em determinados momentos do desenvolvimento e sob certas condições, o diálogo com o objecto pode favorecer a aquisição de novas condutas cognitivas. A concretização da hipótese formulada implicou, entretanto, a redefinição dos conceitos de sujeito, de objecto e até do próprio conceito de interacção. Esta redefinição, assim como a organização das experiências, a metodologia e outros aspectos, incluindo os critérios de selecção dos sujeitos e as normas que orientam a análise dos resultados, integram o Capítulo V. Os Capítulos VI, VII e VIII são, por sua vez, consagrados à apresentação das provas e discussão dos resultados, os quais tendem a confirmar a importância do diálogo sujeito-objecto na produção de novas coordenações cognitivas. | en_US |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | embargoedAccess | eng |
dc.subject | Psicologia do Desenvolvimento | en_US |
dc.title | O diálogo sujeito-objecto na produção de novas coordenações cognitivas: Contributo para o estudo e aprofundamento da concepção interaccionista | en_US |
dc.type | doctoralThesis | en_US |
item.openairetype | doctoralThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.fulltext | Sem Texto completo | - |
item.grantfulltext | none | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
Appears in Collections: | FPCEUC - Teses de Doutoramento |
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