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https://hdl.handle.net/10316/100983
Title: | Educação de infância em Portugal: discursos, projetos e práticas (1834 -1974) | Other Titles: | Early Childhood Education in Portugal: Discourses, Projects and Practices (1834 -1974) Educación de la primera infancia en Portugal: discursos, proyectos y prácticas (1834-1974) |
Authors: | Gomes Ferreira, António Mota, Luís Vilhena, Carla |
Keywords: | Criança; infância; educação de infância; jardim de infância; política educativa; Child; childhood; early childhood education; nursery school; educational policy; Niño; infancia; educación de la primera infancia; escuela de párvulos; política de la educación | Issue Date: | 2021 | metadata.degois.publication.title: | Revista Colombiana de Educacion | metadata.degois.publication.volume: | 1 | metadata.degois.publication.issue: | 82 | Abstract: | O presente trabalho constitui um bosquejo dos caminhos da educação de infância
em Portugal, ao longo de 150 anos, entre 1834 e o fim do Estado Novo, em abril de
1974. Visa produzir uma leitura compreensiva da evolução do pensamento e ação
sobre o cuidar e educar das crianças na primeira infância. Centra-se na análise
do discurso oficial, no pensamento e debate pedagógico, bem como na sua concretização.
O corpus documental é constituído pela produção legislativa e por uma
coletânea de textos sobre a educação infantil, compilados na imprensa de educação
e ensino. Estas fontes oferecem uma aproximação às ideias, propostas, projetos e
iniciativas que, seja por via do Estado ou corporizadas pela sociedade civil, se foram
esboçando, estiilando ou concretizando no longo período de construção da
modernidade em Portugal. Ao Sujeitas ao método crítico e à análise de conteúdo,
o seu escrutínio permitiu observar que a difusão das ideias e a concretização de
políticas e instituições educativas destinadas a esta faixa etária, profundamente
marcadas pelas condições materiais e simbólicas da formação social portuguesa,
foi morosa e eivada de dificuldades. Em larga medida, expressão do locus nacional,
traduziu uma apropriação de teorias e práticas internacionais. This paper is a summary of the paths in early childhood education in Portugal, during 1834 and the end of the Estado Novo, in April of 1974, proposing a comprehensive reading of the evolution of thinking and action on the care and education of children in early childhood. This text also focuses on the analysis of official discourse, thought and pedagogical debate, as well as its realization. The documentary corpus used in this article, consists of the legislative production and a collection of texts on early childhood education, compiled in the education and teaching press. Those sources allow us to analyze ideas, proposals, projects and initiatives that, either through the State or embodied by civil society, were marking the long period of construction of modernity in Portugal. The documentary body was subjected to the critical method and content analysis, that showed that the diffusion of ideas and the implementation of educational policies and institutions was slow and accompanied by difficulties. Slow process that was rooted in the material and symbolic conditions of portuguese society. To a large extent, an expression of the national locus, translated an appropriation of international theories and practices. Este documento es un resumen de los caminos de la educación de la primera infancia en Portugal, durante 150 años, entre 1834 y el final del Estado Novo, en abril de 1974. Su objetivo es producir una lectura de la evolución del pensamiento y la acción sobre el cuidado y la educación de los niños. Se centra en el análisis del discurso oficial, el pensamiento y el debate pedagógico, así como su realización. El corpus documental consiste en la producción legislativa y una colección de textos sobre educación de la primera infancia, compilados en la prensa pedagógica. Estas fuentes ofrecen una aproximación a las ideas, propuestas, proyectos e iniciativas que, ya sea a través del estado o encarnadas por la sociedad civil, se han esbozado, estirado o materializado en el largo período de construcción de la modernidad en Portugal. Al someterlas al método crítico y al análisis de contenido, su escrutinio nos permitió observar que la difusión de ideas y la implementación de políticas e instituciones educativas para este grupo de edad, profundamente marcada por las condiciones materiales y simbólicas de la formación social portuguesa, fue lenta y marcada por dificultades. En gran medida, la expresión del locus nacional tradujo una apropiación de teorías y prácticas internacionales. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/100983 | ISSN: | 2323-0134 0120-3916 |
DOI: | 10.17227/rce.num82-10812 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FPCEUC - Artigos em Revistas Internacionais I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais |
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