Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/101396
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAlbuquerque, Pascoal Diogo-
dc.contributor.authorFerreira, António Gomes Alves-
dc.contributor.authorBarreira, Carlos Manuel Folgado-
dc.date.accessioned2022-08-25T10:23:03Z-
dc.date.available2022-08-25T10:23:03Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.issn1809-449Xpt
dc.identifier.issn1413-2478pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/101396-
dc.description.abstractPretendeu-se compreender a evolução/involução das classificações atribuídas ao domínio “Resultados” em duas escolas próximas geograficamente (E1 e E2), com base em relatórios e contraditórios de avaliação externa de escola, procurando averiguar a existência ou não de coincidências nas apreciações realizadas nas duas avaliações, bem como de influências dos outros domínios. Efetuou-se uma análise de um corpus composto de nove documentos centrado nos relatórios de avaliação externa e nos contraditórios das duas instituições pesquisadas, no âmbito dos dois ciclos de avaliação já concluídos em Portugal (2006–2011 e 2011–2017). Considerando as duas escolas, para a subida generalizada das classificações no domínio “Resultados” contribuíram as evidências registadas no fator/campo de análise relativo aos resultados académicos, bem como as práticas evidenciadas nos domínios “Prestação do serviço educativo” e “Liderança e gestão”.pt
dc.description.abstractIt was intended to understand the evolution/involution of the classifications attributed to the evaluation domain “Results”, in two geographically close schools (E1 and E2), considering the reports and contradictions of the external school evaluation, looking for to verify the existence or not of coincidences in the evaluations carried out in the two evaluations, as well as influences from other domains. An analysis of a corpus consisting of nine documents was carried out, centered on the external evaluation reports and on the contradictions of two schools, within the framework of the two external school evaluation cycles already completed in Portugal (2006–2011 and 2011–2017). Considering the two schools, for the generalized increase in the classifications in the “Results” domain, the evidences registered in the factor/field of analysis related to the academic results contributed to it, as well as the practices evidenced in the domains “Providing the educational service” and “Leadership and management”.pt
dc.description.abstractSe pretendió comprender la evolución/involución de las clasificaciones atribuidas al dominio “Resultados”, en dos escuelas geográficamente cercanas (E1 y E2), a partir de los informes y las contradicciones de la evaluación externa de la escuela, buscando averiguar la existencia o no de coincidencias en las apreciaciones realizadas en las dos evaluaciones, así como de las influencias de otros dominios. Se realizó un análisis de un corpus de nueve documentos, centrado en los informes de evaluación externa y en las contradicciones de dos escuelas, en el contexto de dos ciclos de la evaluación externa de la escuela ya concluidos en Portugal (2006–2011 y 2011–2017). Considerando las dos escuelas, para la subida generalizada de las clasificaciones en el dominio “Resultados” contribuyeron las evidencias registradas en el factor/campo de análisis relativo a los resultados académicos, así como las prácticas evidenciadas en los dominios “Prestación del servicio educativo” y “Liderazgo y gestión”.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt
dc.subjectavaliação externa de escolaspt
dc.subjectrelatóriospt
dc.subjectcontraditóriospt
dc.subjectresultadospt
dc.subjectexternal evaluation of schoolspt
dc.subjectreportspt
dc.subjectcontradictorypt
dc.subjectresultspt
dc.subjectevaluación externa de las escuelaspt
dc.subjectinformespt
dc.subjectcontradictoriospt
dc.subjectresultadospt
dc.titleInterdependência entre domínios na avaliação externa para a melhoria dos “resultados” em duas organizações escolarespt
dc.title.alternativeInterdependence among domains in the external evaluation for the improvement of “results” in two school organizationspt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPagee250022pt
degois.publication.titleRevista Brasileira de Educacaopt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.1590/s1413-24782020250022pt
degois.publication.volume25pt
dc.date.embargo2020-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypearticle-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.orcid0000-0001-7805-2925-
crisitem.author.orcid0000-0002-3281-6819-
crisitem.author.orcid0000-0001-6137-2842-
Appears in Collections:FPCEUC - Artigos em Revistas Internacionais
Show simple item record

Page view(s)

97
checked on Oct 30, 2024

Download(s)

48
checked on Oct 30, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons