Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/101665
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dc.contributor.authorPousada, Pedro Rodrigues-
dc.date.accessioned2022-09-06T16:30:42Z-
dc.date.available2022-09-06T16:30:42Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.issn2175-2346pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/101665-
dc.description.abstractO Inkhouk foi entre 1920 e 1924 uma das mais significativas manifestações organizacionais dos grupos de vanguarda soviética; o presente artigo pretende refletir sobre o papel do Inkhouk e como integrado num Estado moderno e numa dinâmica revolucionária essa curta experiência institucional demonstrou que não só era possível aos artistas manterem coletivamente uma reflexão crítica e continuada sobre a linguagem inovadora e de rutura que estavam a desenvolver nas suas obras e nos seus métodos como também demonstrou que era possível aferir como a revolução política e a sua dimensão quotidiana transformara radicalmente o significado social e simbólico do trabalho artístico de vanguarda. O Inkhouk foi o momento em que o ativismo modernista se colocou em pausa reflexiva sem nunca se desligar do turbilhão dos acontecimentos.pt
dc.description.abstractThe Inkhouk was, between 1920 and 1924, one of the most significant organi- zational and institutional displays of Rus- sian and Soviet avant-gardes; deeply em- bedded in the establishment of a Modern State of a new kind and in the full core of a revolutionary dynamic, the Inkhouk was able to prove that not only was it possible for artists to collectively uphold a critical and continuous thinking on the pioneering language and cultural break that they were developing in their artistic work and in their creative methods but it also validated that the political revolution and its every day phenomena had changed the social and symbolic significance of the avant-garde work. The Inkhouk was the moment when modernist activism paused to discern itself while still fully involved in the whirlwind of events.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUDESCpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt
dc.subjectModernismopt
dc.subjectRevoluçãopt
dc.subjectVanguardapt
dc.subjectConstrutivismopt
dc.subjectSuprematismopt
dc.subjectModernismpt
dc.subjectRevolutionpt
dc.subjectAvant-gardept
dc.subjectConstructivismpt
dc.subjectSuprematismpt
dc.titleO INKHOUK: Apontamentos sobre “a luta pela estrutura sobre o estilo"pt
dc.title.alternativeThe INKHOUK: notes on “a fight for construction instead of style”pt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage41pt
degois.publication.lastPage67pt
degois.publication.issue12pt
degois.publication.locationFlorianópolispt
degois.publication.titlePalíndromopt
dc.relation.publisherversionhttps://doi.org/10.5965/2175234606122014041pt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.5965/2175234606122014041pt
degois.publication.volume6pt
dc.date.embargo2015-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypearticle-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0002-6886-3166-
Aparece nas coleções:I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais
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