Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/101692
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dc.contributor.authorSilva, Marcos Antonio Batista da-
dc.contributor.authorAraújo, Danielle Pereira de-
dc.date.accessioned2022-09-07T16:08:29Z-
dc.date.available2022-09-07T16:08:29Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.issn2179-7528pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/101692-
dc.description.abstractEste artigo propõem uma análise sociopolítica das disputas, resistências e silenciamentos no que tange a implementação da Lei 10.639/2003 e suas diretrizes nos currículos dos cursos de licenciatura em história na Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Partimos das contribuições da teoria crítica de raça e racismo e da análise de discurso para compreender de que forma as matrizes curriculares das licenciaturas em história refletem a discussão sobre a incorporação da valorização da história e cultura afro-brasileira e africana nos currículos. A análise aponta que a implementação da Lei tem deixado evidente que os currículos são espaços em disputas, tensionamentos e silenciamentos em relação às narrativas da população negra brasileira e africana.pt
dc.description.abstractThis article proposes a socio-political analysis of disputes, resistances and silences regarding the implementation of Law 10.639 / 2003 and its guidelines in the curricula of undergraduate courses in history at the Federal University of Rio de Janeiro and the University of International Integration of Lusophony Afro- Brazilian. We started with the contributions of the critical theory of race and racism and discourse analysis to understand how the curricular matrices of undergraduate degrees in history reflect the discussion on the incorporation of the valorization of Afro-Brazilian and African history and culture in the curricula. The analysis shows that the implementation of the Law has made it evident that curricula are spaces in disputes, tension and silences in relation to the narratives of the black Brazilian and African population.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUERJpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectCurrículo universitáriopt
dc.subjectEducação antirracistapt
dc.subjectLicenciatura em Históriapt
dc.subjectRelações étnico-raciaispt
dc.subjectUniversity curriculumpt
dc.subjectAnti-racist educationpt
dc.subjectDegree in Historypt
dc.subjectEthnic-racial relationspt
dc.titleCurrículos de licenciatura em História de duas universidades públicas brasileiras e a Lei 10.639/2003: silêncios, disputas e resistênciapt
dc.title.alternativeHistory Undergraduate Curricula of Two Brazilian Public Universities and Law 10.639/2003: Silences, Disputes and Resistancept
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage59pt
degois.publication.lastPage80pt
degois.publication.issue23pt
degois.publication.locationRio de Janeiropt
degois.publication.titleRevista TransVersospt
dc.relation.publisherversionhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/transversos/article/view/54932pt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.12957/transversos.2021.54932pt
dc.date.embargo2021-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypearticle-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0003-2701-0316-
crisitem.author.orcid0000-0002-8821-5369-
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