Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/104032
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlcaire, Rita-
dc.contributor.authorGrácio, Rita-
dc.date.accessioned2022-12-16T12:11:29Z-
dc.date.available2022-12-16T12:11:29Z-
dc.date.issued2021-11-
dc.identifier.isbn9789892621562pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/104032-
dc.description.abstractNeste capítulo, faz-se uma análise crítica sobre o que é ser investigador/a em início de carreira (IIC) em Ciências Sociais, em Portugal. Partindo da própria experiência situada enquanto Investigadoras em Início de Carreira - IIC, as autoras analisam práticas académicas como a produção do texto académico e a disseminação do conhecimento científico, quer online, quer offline, como prática social atravessada por múltiplas desigualdades de poder. As autoras problematizam ainda o trabalho académico invisível e invisibilizado, que vai para além do texto (escrita e publicação). Finalmente, ensaiam alternativas para não perecer na academia-turbilhão.pt
dc.description.abstractIn this chapter, we conduct a critical analysis about what it means to be an early career researcher (ECR) in social sciences in Portugal. Based on our own situated experience as ECRs, we explore academic practices such as the process of constructing the scientific text and the dissemination of scientific knowledge as a social practice intersected by multiple power relations. The authors also question invisible and invisibilized academic work, that goes beyond the text (writing and publication). Finally, they try out alternatives to not perish in the stampede academy.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt
dc.subjectSaúde mentalpt
dc.subjectCarreira académicapt
dc.subjectInvestigadoras/es em Início de Carreira (IIC)pt
dc.subjectEscrita académicapt
dc.subjectRedes sociaispt
dc.subjectMental healthpt
dc.subjectAcademic careerpt
dc.subjectEarly Career Researcher (ECR)pt
dc.subjectAcademic writingpt
dc.subjectSocial networkspt
dc.titleSer «jovem» cientista social sem perecer na academia-turbilhãopt
dc.typebookPartpt
degois.publication.firstPage297pt
degois.publication.lastPage321pt
degois.publication.locationCoimbrapt
degois.publication.titleA investigação e a escrita: Publicar sem Perecerpt
dc.relation.publisherversionhttps://doi.org/10.14195/978-989-26-2156-2_13pt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.14195/978-989-26-2156-2_13pt
dc.date.embargo2021-11-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypebookPart-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0003-3189-891X-
Aparece nas coleções:I&D CES - Livros e Capítulos de Livros
Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Ser jovem cientista social sem perecer.pdf1.52 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato simples

Visualizações de página

96
Visto em 2/out/2024

Downloads

59
Visto em 2/out/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons