Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104223
Title: Aceitação parental de filhos/as LGBT+: Um estudo sob a perspetiva da grounded theory
Other Titles: Parental acceptance of LGBT+ children: A study under a grounded theory perspective
Authors: Fernandes, Mariana Rita Brito
Orientador: Ferro, Maria Jorge Santos Almeida Rama
Keywords: aceitação parental; figura parental; LGBT+; grounded theory; parental acceptance; parental figure; LGBT+; grounded theory
Issue Date: 27-Jul-2022
Serial title, monograph or event: Aceitação parental de filhos/as LGBT+: Um estudo sob a perspetiva da grounded theory
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: Este projeto de pesquisa tem como objetivo delinear o processo e as influências contribuintes para a aceitação parental das identidades LGBT+ dos/as seus/suas filhos/as. A pesquisa procura, em princípio, compreender as bases teóricas do processo pelo qual os pais cisgénero e heterossexuais aceitam os/as seus/suas filhos/as e qual a validade desta aceitação. Relativamente ao grupo de pessoas da amostra, foram entrevistadas sete figuras parentais, das quais obtidas as repostas, transcritas e utilizadas para fomentar a realização de uma análise de dados e, faz parte do escopo deste, as entrevistas destas sete figuras parentais que relatam as suas respostas, perspetivas únicas e pessoais, acerca das ao coming out dos/as seus/suas filhos/as. No decorrer do trabalho, faz-se uso da metodologia de pesquisa denominada grounded theory que codifica os dados utilizando uma análise comparativa constante. Seguindo a codificação axial, foram identificadas categorias que após serem revistas e analisadas, estas foram novamente reagrupadas em 7 categorias principais para análise dos dados (Conhecimento LGBT+; Coming out; Amizades e relacionamentos; Sociedade, preocupações e violência; Procura de apoio; Influencias e finalmente, Mudanças). Após análises efetuadas, revelam-se pontos característicos, tais como as figuras parentais navegam o coming out dos/as filhos/as e, os resultados demonstram que embora exista uma aceitação, esta encontra-se envolta ou permeada de medos e receios da aceitação por parte da sociedade em vigor. Com este estudo, também se conclui que as figuras parentais precisam de apoio psicossocial de pares e profissionais para que compreendam e aceitem os/as seus/suas filhos/as e, por fim, não menos importante, também se denota a necessidade de rever as bases teóricas acerca do assunto que envolve a intersecção destas duas identidades, denominadas LGB e trans*.
This research project aims to outline the processes and contributing influences to parental acceptance of their children's LGBT+ identities. This research firstly seeks to understand the theoretical basis of the process by which cisgender and heterosexual parents accept their children and what the validity of this acceptance is. Regarding the group of people interviewed, seven parental figures were interviewed, from whom the answers were obtained, transcribed, and used for further data analysis and, as part of the scope of this, the interviews of these seven parental figures reporting their answers, unique and personal perspectives, about the coming out of their children. In the course of the work, use is made of the research methodology called grounded theory which codifies the data using constant comparative analysis. Following the axial coding, categories were identified which after being reviewed and analysed, were regrouped into 7 main categories for data analysis (LGBT+ knowledge; Coming out; Friendships and relationships; Society, concerns, and violence; Seeking support; Influences and finally, Changes). After the analysis carried out, characteristic points are revealed, such as how the parental figures navigate the coming out of their children and, the results show that although there is an acceptance, this is shrouded or permeated with worries and fears of acceptance by the society at large. With this study, it is also concluded that parental figures need psychosocial support from peers and professionals to understand and accept their children and, finally, it is also revealed the need to review the theoretical basis about the subject that involves the intersection of these two identities, called LGB and trans*.
Description: Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/104223
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

168
checked on Oct 2, 2024

Download(s)

206
checked on Oct 2, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons