Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104255
Title: Empatia, Comportamento Pró-social e Problemas de Comportamento em Crianças dos 3 aos 6 anos: a perspetiva dos educadores
Other Titles: Empathy, Prosocial Behavior and Behavioral Problems in Children Between 3 and 6 years old: the teachers’ perspective
Authors: Vasconcelos, Matilde Gouveia de
Orientador: Silva, Madalena Moutinho Alarcão
Keywords: empatia; comportamento pró-social; problemas de comportamento; pré-escolar; Empathy Questionnaire - Versão Professor; empathy; prosocial behavior; behavioral problems; pre-school; Empathy Questionnaire - Teacher's Version
Issue Date: 26-Oct-2022
Serial title, monograph or event: Empatia, Comportamento Pró-social e Problemas de Comportamento em Crianças dos 3 aos 6 anos: a perspetiva dos educadores
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: A empatia, o comportamento pró-social e os problemas de comportamento têm sido descritos na literatura como dimensões fundamentais para compreender o desenvolvimento das crianças. Havendo evidência destes construtos desde o primeiro ano de vida, é pertinente interpretá-los e observar as relações entre os mesmos desde a faixa etária do pré-escolar, sendo este o primeiro contexto social proeminente na vida das crianças fora do seu ambiente familiar.A presente investigação pretende, num primeiro estudo, contribuir para a validação portuguesa do Empathy Questionnaire – Versão Professor, recorrendo a uma amostra de crianças entre os 3 e os 6 anos de idade (N = 100), obtida através das respostas de educadores de infância. A análise fatorial exploratória mantém a estrutura fatorial de três fatores sugerida pela versão original do instrumento – “Ações Pró-Sociais”, “Atenção aos Sentimentos dos Outros” e “Contágio Emocional”. As dimensões “Ações Pró-Sociais” e “Atenção aos Sentimentos dos Outros” apresentam uma boa consistência interna e a dimensão “Contágio Emocional” indica uma consistência interna aceitável, após a remoção de dois itens. A partir de um recorte (N = 85) da amostra inicial, procuraram-se possíveis relações entre as dimensões do Empathy Questionnaire – Versão Professor e as escalas “Comportamento Pró-Social”, “Problemas de Comportamento” e total de dificuldades do Questionário de Capacidades e Dificuldades – Versão Professor. Tal como a literatura sugere, observaram-se correlações positivas entre empatia e comportamento pró-social e, pelo contrário, correlações negativas entre a mesma e problemas de comportamento. Exploraram-se ainda possíveis relações entre as dimensões dos instrumentos e variáveis sociodemográficas. Verificaram-se diferenças significativas em função das variáveis sexo e idade das crianças em ambos os instrumentos. Não se verificaram diferenças significativas em função da existência ou não de irmãos no agregado familiar da criança. Apesar das limitações do presente estudo, pode verificar-se a utilidade do Empathy Questionnaire – Versão Professor e a importância de continuar a estudar a empatia, o comportamento pró-social e os problemas de comportamento na faixa etária do pré-escolar.
Empathy, prosocial behavior and behavioral problems have been described in literature as fundamental dimensions to understand children’s development. As there is evidence of these constructs from the first year of life, it is relevant to interpret them and observe their relationships since pre-school age, as this is the first prominent social environment for children outside of their families. In a first study, this investigation intends to contribute to the Portuguese validation of the Empathy Questionnaire – Teacher’s Version, using a sample of children between 3 and 6 years old (N = 100), obtained through the responses of pre-school teachers. The exploratory factor analysis maintains the three-factor structure suggested in the original version of the instrument – “Prosocial Actions”, “Attention to Others’ Feelings” and “Emotion Contagion”. The “Prosocial Actions” and “Attention to Others’ Feelings” dimensions showed a good internal consistency, and the “Emotion Contagion” dimension indicates an acceptable internal consistency, after removing two items.From a cutout (N = 85) of the initial sample, the second study looked for possible relationships between the dimensions of the Empathy Questionnaire – Teacher’s Version and the “Prosocial Behavior”, “Conduct Problems” and total difficulties scales of the Strengths and Difficulties Questionnaire – Teacher’s Version. As literature suggests, positive correlations were found between empathy and prosocial behavior and, on the contrary, negative correlations between empathy and behavioral problems were found. Possible relationships between the instruments’ dimensions and sociodemographic variables were also explored. Significant differences were found according to children’s gender and age in both instruments. No significant differences were found based on the existence or nonexistence of siblings in children’s family households.Despite the limitations of this study, the utility of the Empathy Questionnaire – Teacher’s Version can be observed, as well as the importance of continuously studying empathy, prosocial behavior and behavioral problems in pre-school age.
Description: Dissertação de Mestrado em Psicologia Clinica Forense apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/104255
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
DM Matilde FINAL.pdf697.8 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

174
checked on Jul 3, 2024

Download(s)

134
checked on Jul 3, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons