Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104273
Title: Intervenção Psicológica Online em Portugal Durante e Após os Confinamentos: O que mudou?
Other Titles: Online Psychological Intervention in Portugal During and After Lockdowns: What changed?
Authors: Cavaleiro, Aurora Magalhaes Duarte
Orientador: Carvalho, Maria Madalena Santos Torres Veiga
Keywords: pandemia COVID-19; períodos de confinamento; psicólogos portugueses; atitudes face às intervenções através da internet; COVID-19 pandemic; lockdowns; Portuguese psychologists; attitudes towards internet interventions
Issue Date: 27-Jul-2022
Serial title, monograph or event: Intervenção Psicológica Online em Portugal Durante e Após os Confinamentos: O que mudou?
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: A pandemia COVID-19 e as respetivas medidas de restrição geraram um contexto transversal de grande instabilidade na saúde mental. A presente investigação debruça-se sobre a influência da variável sociodemográfica idade dos participantes e variáveis direcionadas para a formação (habilitações literárias, área de especialização e anos de prática clínica) nas atitudes face às intervenções através da internet percecionadas por psicólogos portugueses. O estudo contou com a participação de 80 psicólogos portugueses, com idades compreendidas entre os 23 e os 67 anos (M = 42,66). Foi aplicado um protocolo onde foram recolhidos dados sociodemográficos, dados relacionados com a formação profissional e complementares, bem como uma escala que mede as Atitudes face às Intervenções através da Internet (ATIIS).Os resultados mostraram que as variáveis habilitações literárias e a área de especialização não exercem qualquer influência das atitudes face às intervenções através da internet. Pretende-se fomentar futuras investigações e uma visão mais centrada nas atitudes dos psicólogos face às intervenções através da internet, conhecendo a realidade em Portugal e promovendo atitudes mais adequadas.COVID-19 pandemic situation, as well as it’s restriction measures (i.e., lockdowns) generated a transversal contextregarding Portuguese people’s mental health stability. Therefore, the presentstudy was focused on the influence of certain sociodemographic variables (for example the age of the participants), variables related to professional qualifications (for example, the academic degree, area of expertise and years of clinical practice) regarding the Attitudes towards Internet Interventions perceived by Portuguese psychologists. The study was made of 80 Portuguese psychologists, aged between 23 and 67 years (M = 42,66). A protocol was applied where sociodemographic data were collected, data regarding professional qualifications e complementary data, as well as the Attitudes towards Internet Interventions scale (ATIIS).The results showed that neither the variable academic degree nor the area of expertise had absolutely no influence on the attitudes towards internet interventions.That being the case, a more concentrated vision on the Attitudes towards Internet InterventionsInternetis intended, considering the effect of some sociodemographic variables and variables related to professional qualifications to promote positive attitudes.
COVID-19 pandemic situation, as well as it’s restriction measures (i.e., lockdowns) generated a transversal contextregarding Portuguese people’s mental health stability. Therefore, the presentstudy was focused on the influence of certain sociodemographic variables (for example the age of the participants), variables related to professional qualifications (for example, the academic degree, area of expertise and years of clinical practice) regarding the Attitudes towards Internet Interventions perceived by Portuguese psychologists. The study was made of 80 Portuguese psychologists, aged between 23 and 67 years (M = 42,66). A protocol was applied where sociodemographic data were collected, data regarding professional qualifications e complementary data, as well as the Attitudes towards Internet Interventions scale (ATIIS).The results showed that neither the variable academic degree nor the area of expertise had absolutely no influence on the attitudes towards internet interventions.That being the case, a more concentrated vision on the Attitudes towards Internet InterventionsInternetis intended, considering the effect of some sociodemographic variables and variables related to professional qualifications to promote positive attitudes.A pandemia COVID-19 e as respetivas medidas de restrição geraram um contexto transversal de grande instabilidade na saúde mental. A presente investigação debruça-se sobre a influência da variável sociodemográfica idade dos participantes e variáveis direcionadas para a formação (habilitações literárias, área de especialização e anos de prática clínica) nas atitudes face às intervenções através da internet percecionadas por psicólogos portugueses. O estudo contou com a participação de 80 psicólogos portugueses, com idades compreendidas entre os 23 e os 67 anos (M = 42,66). Foi aplicado um protocolo onde foram recolhidos dados sociodemográficos, dados relacionados com a formação profissional e complementares, bem como uma escala que mede as Atitudes face às Intervenções através da Internet (ATIIS).Os resultados mostraram que as variáveis habilitações literárias e a área de especialização não exercem qualquer influência das atitudes face às intervenções através da internet. Pretende-se fomentar futuras investigações e uma visão mais centrada nas atitudes dos psicólogos face às intervenções através da internet, conhecendo a realidade em Portugal e promovendo atitudes mais adequadas.
Description: Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica Sistémica e da Saúde apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/104273
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

89
checked on Jul 2, 2024

Download(s)

73
checked on Jul 2, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons