Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104276
Title: O PROCESSO DE RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS: UMA INTERAÇÃO ENTRE POUCOS PARA O BEM-COMUM DE TODOS
Other Titles: THE RECOGNITION PROCESS,VALIDATION AND CERTIFICATION OF COMPETENCES: AN INTERACTION BETWEEN FEW FOR THE COMMON GOOD OF ALL
Authors: Carraca, Inês Margarida Simões
Orientador: Alcoforado, Joaquim Luis Medeiros
Keywords: Educação de Adultos; Educação ao Longo da Vida; Programa Qualifica; Processo RVCC; TORVC; Adult Education; Lifelong Education; Qualifica Program; RVCC Process; TORVC
Issue Date: 27-Oct-2022
Serial title, monograph or event: O PROCESSO DE RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS: UMA INTERAÇÃO ENTRE POUCOS PARA O BEM-COMUM DE TODOS
Place of publication or event: Centro Qualifica da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (CQ-EHTC)
Abstract: Educação é decerto uma filosofia por muitos trabalhada, pensada e refletida. Aretio et al (2009), dizem-nos que será através da educação que cada pessoa será capaz de desenvolver cada uma das suas capacidades de acordo com o seu projeto de vida. A Pampaedia de Coménio (1592-1670) revela a necessidade, a possibilidade e a facilidade de todos os homens, em todas as faixas etárias, do nascimento até à morte, serem educados na sua totalidade, sobre todas as coisas (Alcoforado et al, 2011). Se assim é, pensando na educação ao longo da vida, diríamos que Eduard Lindeman, tem na sua posse a lógica e a razão, quando manifesta que a Educação de Adultos está em todos os contextos, nas situações concretas da vida de cada um, explicando que a atividade educativa se desenvolve sempre a partir das experiências individuais dos sujeitos (Brookfield, 2001).Considerando todos os pensadores anteriormente enunciados, e refletindo sobre as suas teorias, que se completam e contribuem para as noções de educação de adultos e educação ao longo da vida, neste relatório iremos enquadrar a evolução das políticas que ao longo dos últimos anos vieram construir a educação de adultos que temos nos dias de hoje, em Portugal, nomeadamente, o Programa Qualifica e o Processo RVCC atualmente implementados por TORVC´s e Formadores com a missão de aumentar a qualificação dos adultos definindo um percurso de qualificação à medida e tendo em ponderação a natureza individual de cada Pessoa inscrita no Processo. Assim, com este documento esperamos contribuir com informações e conclusões que acrescentem conhecimentos à filosofia que é a educação, em específico ao domínio da educação de adultos e à perspetiva da educação ao longo da vida.
Education is certainly a philosophy that many have worked on, thought about and reflected on.Aretio et al (2009), tell us that it will be through education that each person will be able to develop each of their abilities according to their life project. The Pampaedia of Comenius (1592-1670) reveals the need, the possibility and the ease for all men, in all age groups, from birth to death, to be educated in their entirety, about all things (Alcoforado et al, 2011).If so, thinking about lifelong education, we would say that Eduard Lindeman, has logic and reason in his possession, when he manifests that Adult Education is in all contexts, in concrete situations of each one's life, explaining that the educational activity always develops from the individual experiences of subjects (Brookfield, 2001).Considering all the thinkers above mentioned, and reflecting on their theories, which complement each other and contribute to the notions of adult education and lifelong learning, in this report we will frame the evolution of policies that have come to build, over the last few years, the adult education that we have nowadays, in Portugal, namely, the Qualifica Program and the RVCC Process, currently implemented by TORVC's and Trainers with the mission of increasing the qualification of adults by defining a customized qualification path and taking into account the individual nature of each Person enrolled in the Process.Thus, with this document, we hope to contribute with information and conclusions that add knowledge to the philosophy that is education, specifically to the field of adult education and the perspective of lifelong education.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/104276
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Inês Carraca_Relatório de Estágio_MCE_2022.pdf1.49 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

141
checked on Jul 2, 2024

Download(s)

234
checked on Jul 2, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons