Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104286
Title: Empowering leadership and psychological empowerment: An empirical research using fuzzy-set qualitative comparative analysis
Other Titles: Liderança empoderadora e empoderamento psicológico: Uma pesquisa empírica usando análise comparativa qualitativa fuzzy-set
Authors: Pacca, Amanda Lopes
Orientador: Dionísio, Andreia
Moliner, Carolina
Santos, Nuno Manuel Gameiro Rebelo dos
Keywords: análise comparativa qualitativa fuzzy-set; empowering leadership; psychological empowerment; fuzzy-set qualitative comparative analysis; liderança empoderadora; empoderamento psicológico
Issue Date: 6-Jul-2022
Serial title, monograph or event: Empowering leadership and psychological empowerment: An empirical research using fuzzy-set qualitative comparative analysis
Place of publication or event: Universidade de Coimbra
Abstract: Este estudo tem como objetivo identificar condições necessárias e suficientes em termos de dimensões de liderança empoderadora (EL) para que um determinado resultado ocorra em termos de dimensões de empoderamento psicológico (EP). As dimensões da EL analisadas são liderar pelo exemplo, treinar, informar, mostrar preocupação/interagir com a equipe e tomar decisões participativas. As dimensões do EP consideradas foram significado, competência, autodeterminação e impacto. A análise comparativa qualitativa fuzzy-set (fsQCA) é usada para identificar e avaliar essas condições necessárias e suficientes que se aplicam apenas em subgrupos da amostra total. Para aprofundar a compreensão da relação entre os dois construtos, foram identificados diferentes mecanismos psicológicos. Na amostra de N=109 (65 mulheres), os resultados da análise global e de gênero revelaram diferenças importantes. Para condições necessárias, a análise global apresentou resultados significativos apenas para a dimensão competência. A análise de gênero mostrou diferenças para mulheres e homens: os resultados para a competência apareceram para ambos, mas os resultados para o significado, autodeterminação e impacto ocorreram apenas para os homens. Para condições suficientes, a análise global apresentou resultados em todas as dimensões de EP. A análise de gênero mostrou que os resultados para as dimensões significado, competência e autodeterminação apareceram para ambos os sexos, porém, os resultados para a dimensão impacto emergiram apenas para os homens. Para as combinações mais importantes de condições suficientes, essa dimensão promoveu EP apenas para homens e não para mulheres. Analisando as diferenças de idade para análise global e de gênero, as condições necessárias e suficientes mostraram resultados nas dimensões competência e impacto. Em geral, os resultados mostram o quão importante é considerar os diferentes processos psicológicos que levam ao empoderamento psicológico.
This study aims to identify necessary and sufficient conditions in terms of empowering leadership(EL)dimensions for a given outcome to occur in terms of psychological empowerment (PE) dimensions. EL's dimensions were leading by example, coaching, informing, showing concern/interacting with the team and participative decision-making. PE’s dimensions considered were meaning, competence, self-determination, and impact. Fuzzy-set qualitative comparative analysis (fsQCA) is used to identify and evaluate these necessary and sufficient conditions that apply only in subgroups of the total sample. To deepen the understanding of the relationship between both constructs, different psychological mechanisms were identified. In the sample of N= 109 (65 females), the results of the global and gender analysis revealed important differences. For necessary conditions, the global analysis presented results just for the outcome competence. Gender analysis showed differences for women and men: the results for the outcome competence appeared for both, but the results for the outcome meaning, self-determination and impact occurred just for men. For sufficient conditions, the global analysis presented results in all outcomes. Gender analysis showed that the outcomes meaning, competence and self-determination appeared for both genders, however, results for the outcome impact emerged just for men. For the most important combinations of sufficient conditions, this dimension promoted PE just for men and not for women. Analyzing age differences for global and gender analysis, both necessary and sufficient conditions showed results on the outcomes competence and impact. In general, the results show how important it is to consider the different psychological processes leading to psychological empowerment.
Description: Dissertação de Mestrado em Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/104286
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
MasterThesis_ Final_AmandaPacca_WOP-P.docx.pdf702.2 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons