Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/107476
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dc.contributor.authorMarques, Tiago Reis-
dc.contributor.authorLaíns, Inês-
dc.contributor.authorMartins, Maria João-
dc.contributor.authorGoiana-da-Silva, Francisco-
dc.contributor.authorSampaio, Filipa-
dc.contributor.authorPessanha, Inês-
dc.contributor.authorFernandes, Diogo Hipólito-
dc.contributor.authorBrandão, Mariana-
dc.contributor.authorPinto Teixeira, Pedro-
dc.contributor.authorOliveira-Santos, Manuel-
dc.contributor.authorSilva, João Carlos-
dc.contributor.authorRibeiro, João Carlos-
dc.date.accessioned2023-07-14T08:49:40Z-
dc.date.available2023-07-14T08:49:40Z-
dc.date.issued2018-11-30-
dc.identifier.issn1646-0758pt
dc.identifier.issn0870-399Xpt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/107476-
dc.description.abstractIntrodução: Existe uma elevada heterogeneidade na estrutura da avaliação da formação médica pós-graduada a nível mundial. No entanto, contrastando com outros países, não existem estudos científicos em Portugal que tenham avaliado o modelo da avaliação final da especialidade. O presente estudo pretendeu avaliar a adequação do exame do final da especialidade aos seus propósitos; aí incluída a sua validade enquanto consubstanciada na relação com a prova nacional de seriação e média final de curso de medicina. Material e Métodos: Estudo transversal, observacional. Foram analisadas com recurso a medidas de tendência central e variabilidade, as notas na avaliação final da especialidade de 2439 médicos, de 47 especialidades, que terminaram a sua formação em 2016 e 2017. Tendo em vista a sua validação cruzada, foram também avaliadas as correlações com a média final de curso e a nota na prova nacional de seriação. Resultados: Das medidas de tendência central e variabilidade, e consequentes medidas de formato, resulta que a distribuição das pontuações do exame final de especialidade se apresenta com uma forma manifestamente assimétrica negativa e leptocúrtica. No geral, verificou-se a existência de uma associação positiva entre a avaliação final da especialidade e a média de curso e a prova nacional de seriação. Conclusão: Apesar de positivamente associado, no geral, com a média de curso e a prova nacional de seriação, o que indica a sua potencial validade, os resultados demonstram que a avaliação final de especialidade não apresenta uma capacidade discriminativa satisfatória. Deste modo, existe oportunidade para melhoria do modelo atual, nomeadamente através da alteração ao seu sistema de classificação e considerando outros modelos de exame.pt
dc.description.abstractIntroduction: There is a high heterogeneity in the structure of postgraduate medical training evaluation worldwide. However, in contrast to other countries, there have been no scientific studies of the final medical board examination, in Portugal. The present study aimed to evaluate the adequacy of the medical board examination including its validity as measured by its association with medical school grade average and national seriation examination. Material and Methods: Cross-sectional, observational study. We analyzed the final results on the medical board examination of 2439 physicians, across 47 specialties, who completed their training in 2016 and 2017, using measures of central tendency and variability. We assessed the association between these grades and the national exam to initiate residency, and the grade average in Medical School. Results: Measures of central tendency and variability, and consequent shape measures, revealed that the distribution of the scores of the final medical board exam is extremely negatively asymmetric and leptokurtic. A positive association was also found between the results in this exam and the score on national exam to initiate residency, and the grade average in Medical School. Conclusion: Although the medical board examination was, in general, positively associated with scores on the national exam to initiate residency, and the mean final Medical School grades, thus indicating its potential validity, our results demonstrate that this exampresents no satisfactory discriminative capacity. Therefore, there is room to improve the actual postgraduate medical examination model, including changes in its classification system and potentially consider other assessment models.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherOrdem dos Medicospt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt
dc.subjectAvaliação Educacionalpt
dc.subjectEducação Médica Pós-Graduadapt
dc.subjectEscolas Médicaspt
dc.subjectInternato Médicopt
dc.subjectModelos Educacionaispt
dc.subjectEducation, Medical, Graduatept
dc.subjectEducational Measurementpt
dc.subjectInternship and Residencypt
dc.subjectModels, Educationalpt
dc.subjectSchools, Medicalpt
dc.subject.meshClinical Competencept
dc.subject.meshCross-Sectional Studiespt
dc.subject.meshHumanspt
dc.subject.meshInternship and Residencypt
dc.subject.meshMedicinept
dc.subject.meshPortugalpt
dc.subject.meshReproducibility of Resultspt
dc.subject.meshStatistical Distributionspt
dc.subject.meshAcademic Successpt
dc.subject.meshSpecialty Boardspt
dc.titleAvaliação do Exame Final do Internato Médico em Portugalpt
dc.title.alternativeEvaluation of The Medical Board Exam in Portugalpt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage670pt
degois.publication.lastPage679pt
degois.publication.issue11pt
degois.publication.titleActa Medica Portuguesapt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.20344/amp.10646pt
degois.publication.volume31pt
dc.date.embargo2018-11-30*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypearticle-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.author.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention (CINEICC)-
crisitem.author.parentresearchunitFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.author.orcid0000-0001-5339-1269-
crisitem.author.orcid0000-0002-1039-6358-
Appears in Collections:I&D ICBR - Artigos em Revistas Nacionais
I&D CINEICC - Artigos em Revistas Nacionais
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