Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/107678
Title: Promoção da saúde no ensino superior português: reflexões e desafios
Other Titles: Health promotion in Portuguese higher education institutions: reflections and challenges
Promoción de la Salud en las Instituciones de Educación Superior Portuguesas: Reflexiones y Desafíos
Authors: Soares, Andreia Martins 
Pereira, Anabela Maria Sousa 
Canavarro, José Manuel Albuquerque Portocarrero 
Keywords: ensino superior; EuroHPU; promoção da saúde; REPORTUS; universidades e escolas promotoras de saúde; higher education; health promotion; health promoting universities and colleges; educación superior; promoción de la salud; universidades e escuelas promotoras de la salud
Issue Date: 2015
Project: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/FARH/SFRH/BD/47228/2008/PT/PREVENÇÃO DO INSUCESSO EDUCATIVO E DO ABANDONO ESCOLAR ATRAVÉS DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO NA SAÚDE E BEM-ESTAR 
metadata.degois.publication.title: Revista Portuguesa de Pedagogia
metadata.degois.publication.volume: 49
metadata.degois.publication.issue: 2
metadata.degois.publication.location: Coimbra
Abstract: As Universidades e Escolas Promotoras de Saúde (UEPS) constituem outro projeto de ambientes favoráveis à saúde da autoria da OMS, inspirados na Carta de Ottawa e no sucesso de iniciativas similares. Nas últimas duas décadas, o número de instituições de ensino superior de todo o mundo que aceitou o desafio das UEPS não parou de crescer. As congéneres portuguesas não têm sido indiferentes a este movimento global em expansão, sendo possível encontrar importantes iniciativas no âmbito da promoção da saúde caracterizadas, no entanto, por algumas insuficiências que as afastam da operacionalização de um projeto de UEPS. Este artigo procura contribuir para o debate sobre o movimento das UEPS em Portugal e apresenta os argumentos de base à promoção da saúde neste contexto, exemplifica iniciativas de promoção da saúde protagonizadas por (e nas) universidades e escolas superiores nacionais e desafia ‑as a tomar medidas catalisadoras da aproximação ao movimento global das UEPS.
Health Promoting Universities and Colleges (HPUC) represent another WHO healthy setting project, inspired by the Ottawa Charter for Health Promotion and by the success of similar initiatives. In the last two decades, the number of worldwide higher education institutions who accepted HPUC challenge has increased. Portuguese counterparts have not been unresponsive to this global increasing movement, presenting important health promotion initiatives that, however, do not constitute the operationalisation of a HPUC project. This article aims to contribute to the debate on HPUC movement in Portugal and not only presents arguments for health promotion in the national higher education setting and examples of health promotion initiatives carried out by Portuguese higher education institutions, but also challenges these institutions to take some measures that would accelerate the transformation advocated by the HPUC movement.
Las Universidades e Escuelas Promotoras de la Salud (UEPS) son más un proyecto de entornos favorables a la salud de la autoría de la OMS, inspirados en la Carta de Ottawa para la Promoción de la Salud y por el éxito de iniciativas similares. En las dos últimas décadas, el número de instituciones de educación superior de todo el mundo que aceptaron el desafío UEPS ha aumentado. Las instituciones homólogas portuguesas no han sido indiferentes a este movimiento mundial creciente, presentando importantes iniciativas de promoción de la salud que, sin embargo, no constituyen la materialización de un proyecto UEPS. Este artículo aspira contribuir al debate sobre el movimiento UEPS en Portugal y presenta los argumentos a favor de la promoción de la salud en este contexto particular, ejemplifica iniciativas para promover la salud protagonizadas por (y en) las universidades y escuelas de educación superior nacionales y las desafía a tomar algunas medidas que acelerarían la transformación defendida por el movimiento UEPS.
URI: https://hdl.handle.net/10316/107678
DOI: 10.14195/1647-8614_49-2_6
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Artigos em Revistas Nacionais

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