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https://hdl.handle.net/10316/108207
Title: | Paleomagnetismo: exemplos da História da Ciência nos manuais de Geologia do 12.º ano | Authors: | Correia, Gina Pereira Gomes, Celeste Romualdo |
Keywords: | Ensino da Geologia; História da Ciência; Manuais escolares; Paleomagnetismo; Tectónica de Placas; Teaching Geology; History of Science; Textbooks; Paleomagnetism; Tectonic Plates | Issue Date: | May-2015 | Publisher: | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro | metadata.degois.publication.title: | 1.º Encontro de História da Ciência no Ensino | metadata.degois.publication.location: | Portugal | Abstract: | O Paleomagnetismo tem sido fundamental para o desenvolvimento e construção da
Teoria da Tectónica de Placas (TP). Neste contexto, o Paleomagnetismo é um
conteúdo de lecionação obrigatória na disciplina de Geologia do 12.° ano (Amador &
Silva, 2004). As orientações curriculares para o ensino das Geociências têm vindo a
apontar para o recurso a estratégias baseadas em exemplos e relatos de episódios da
História da Ciência (HC). Por esta razão parece-nos consensual a sua inclusão nos
manuais escolares, dado que, em conjunto com os professores e alunos, constituem
um trinómio único na Educação em Geociências. Os objetivos deste estudo, que
integram um projeto mais abrangente, têm como finalidade avaliar, em manuais
escolares: os exemplos de episódios que fazem referência à HC; a importância
atribuída aos seus protagonistas; a forma de apresentação desta informação histórica.
Para o cumprimento dos objetivos procedeu-se a uma análise qualitativa do universo
dos manuais disponíveis para Geologia do 12.° (N=3) e selecionou-se o conteúdo
programático "Os primeiros passos de uma nova teoria. A Teoria da Tectónica de
Placas". A grelha de análise foi adaptada da proposta por Leite (2002) e é constituída
por duas categorias, "Tipo e organização da informação histórica" e "Material usado
para apresentar a informação histórica". Os manuais analisados contêm diversas
menções de teor informativo-histórico, contudo, nenhum evidencia uma preocupação
com a inclusão de fontes primárias para a apresentação deste tipo de informação.
Sobressai o recurso a representações pictóricas, particularmente de personagenschave. Verifica-se que no manual de edição mais antiga (2005) existe uma maior
frequência de episódios históricos, se o confrontarmos com o manual mais recente
(2009). É dada uma relevância particular ao trabalho individual em detrimento daquele
desenvolvido por grupos de cientistas. Os pictogramas pessoais, acompanhados de
uma breve caracterização (profissão, nacionalidade e trabalho desenvolvido), são a
fonte privilegiada de informação. Palaeomagnetism has been fundamental for the development and foundation of Plate Tectonics Theory (PT). Within this context, Palaeomagnetism is a compulsive content of 12* grade Geology (Amador & Silva, 2004). The curriculum orientation for Geology has been enhancing the usage of strategies based on examples and episodes of the History of Science (HS). For this reason we consider that its inclusion in textbooks, along with teacher and students, constitute an unique trinomial in what teaching Geology is concerned. The aim of this study, which is part of a broader one, is to evaluate textbooks in what follows: examples of episodes referring to the HS; the importance given to its protagonists; the way this historical data is presented. In order to achieve these goals we implemented a qualitative analysis of ali 12th grade Geology textbooks available (N=3) and selected the item "The first steps for a new theory. Plate Tectonics Theory." The assessment grid was adapted from the proposal after Leite (2002) and it comprises 2 categories, "Type and organisation of historical data" and "Resources used to present historical data". AH textbooks considered contain several historical references, however in none of them we found the concern to make reference to the sources from which information was taken. One aspect that stands out is the usage of pictorial representations, particularly key characters. After comparing the most recent textbook (2009) with the oldest one (2005) we realised that there is now more predominance of historical episodes. We were also able to check that it is now being given more relevance to individual work to the detriment of that developed by groups of scientists. Personal pictograms followed by a brief description (job, nationality and work developed) are the privileged source of information. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/108207 | ISBN: | 978-989-704-206-5 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CITEUC - Artigos e resumos em Livros de Actas |
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