Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/111696
Title: História, Ensino de História, passados imaginados e “identidade nacional”: Uma abordagem didática à temática da Abolição da Escravatura em Portugal
Other Titles: History, History Education, Imagined Pasts, and 'National Identity': A Didactic Approach to the Abolition of Slavery in Portugal
Authors: Fernandes, Madalena Cavaco
Orientador: Serrano, Clara Isabel Calheiros da Silva de Melo
Jerónimo, Miguel Bandeira de Carvalho
Keywords: History Education; National Identity; Colonialism; Abolition of Slavery; Historical Reasoning; Ensino de História; Identidade Nacional; Colonialismo; Abolição da Escravatura; Raciocínio histórico
Issue Date: 31-Oct-2023
metadata.degois.publication.title: História, Ensino de História, passados imaginados e “identidade nacional”: Uma abordagem didática à temática da Abolição da Escravatura em Portugal
metadata.degois.publication.location: Coimbra
Abstract: O presente relatório insere-se numa investigação realizada no âmbito da didática da História e que foi conduzida durante a Prática Pedagógica Supervisionada. A escolha deste tema de pesquisa emergiu do meu primeiro contacto com a docência, que me permitiu verificar que a perceção do passado era amplamente moldada por uma teia complexa de ideias socialmente construídas e coletivamente sentidas sobre a “identidade nacional”.Pode considerar-se que esta reflexão e investigação têm grande relevância para o Ensino de História, para a formação dos alunos e, em última análise, para a sociedade. Isto porque a predominância da influência da “identidade nacional” e do eurocentrismo na disciplina de História e, subsequentemente, na perceção histórica dos alunos tem múltiplas consequências, nomeadamente a violação dos princípios epistemológicos, metodológicos e deontológicos da História enquanto disciplina científica o que, por sua vez, dificulta a reconstrução e análise críticas de realidades e debate sério sobre questões relevantes à sociedade. O não cumprimento das finalidades da Educação compromete o desenvolvimento do raciocínio histórico dos alunos e a construção de uma memória histórica coletiva de matriz sobretudo científica que permita que a sociedade construa leituras mais complexas e profundas acerca da realidade.Perante estas observações, procurei, através desta investigação, entender de que modo a noção de “identidade nacional” influencia a perceção histórica dos alunos de uma turma de 11º ano; perceber se o desenvolvimento do raciocínio histórico dos alunos, mediante a realização de tarefas escritas baseadas em documentos [Document-Based Questions], poderá facilitar a desconstrução de leituras do passado baseadas em pressupostos do senso comum e ajudar os alunos a produzirem interpretações históricas mais objetivas, complexas e críticas do passado.Para atingir esse objetivo, optou-se, em termos metodológicos, pela realização de um Estudo de Caso de cariz sobretudo qualitativo. Os resultados apurados sugerem que a estratégia didática proposta poderá desempenhar um papel relevante no desenvolvimento de competências associadas ao raciocínio histórico dos alunos que permitem a desconstrução de narrativas redutoras e descontextualizadas e a produção de leituras sobre o passado mais rigorosas e objetivantes.
This report is part of research conducted in the field of History education during the Supervised Pedagogical Practice. The choice of this research topic emerged from my initial teaching experience, which allowed me to observe that perceptions of the past were significantly shaped by a complex web of socially constructed and collectively felt ideas about “national identity”.It can be considered that this reflection and research are of great relevance to History Education, student development, and ultimately, society as a whole. This is because the predominance of the influence of “national identity” and Eurocentrism in the History subject, and consequently, in students' historical perception, has multiple consequences, including a violation of the epistemological, methodological, and ethical principles of history as a scientific discipline. This, in turn, hinders the reconstruction and critical analysis of realities and serious debates on relevant societal issues. The failure to fulfill the purposes of education compromises students' development of historical reasoning and the construction of a predominantly scientific-based collective historical memory that would enable society to construct more complex and profound interpretations of reality.Given these observations, through this research, I sought to understand how the notion of “national identity” influences the historical perception of 11th-grade students and whether the development of students' historical reasoning, through the completion of written tasks based on Document-Based Questions (DBQs), could facilitate the deconstruction of readings of the past based on common sense assumptions and help students produce more objective, complex, and critical historical interpretations.To achieve this goal, methodologically, I opted for a mainly qualitative Case Study approach. The results suggest that the proposed didactic strategy may play a significant role in developing students' historical reasoning skills, enabling them to deconstruct reductionist and decontextualized narratives and produce more rigorous and objective readings of the past.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/111696
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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