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https://hdl.handle.net/10316/111745
Title: | Um olhar crítico e reflexivo sobre a imprensa na aula de História | Other Titles: | A look critical and reflective about the press in History class | Authors: | Dantas, Soraia Andreia Pereira | Orientador: | Ribeiro, Ana Isabel Sacramento Sampaio Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo |
Keywords: | History Teaching; Press; Multiperspective; Critical thinking; Didactic journals; Ensino da História; Imprensa; Multiperspetiva; Pensamento crítico; Jornais didáticos | Issue Date: | 23-Oct-2023 | metadata.degois.publication.title: | Um olhar crítico e reflexivo sobre a imprensa na aula de História | metadata.degois.publication.location: | Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra | Abstract: | The present study is part of the pedagogical stage in History carried out in the current academic year of 2022/2023. The theme of this work is mainly related to the use of the press in the classroom, having been applied in an educational establishment where throughout the teaching practice, several pedagogical interventions were applied that focused mainly on the present theme. The work is divided into four chapters, the first dedicated to the pedagogical experience in school, a second chapter dedicated to the theoretical aspects of the press and its potential in the classroom and especially in the History class and also a chapter that addresses the methodology we use and finally, a chapter with a mainly practical dimension where the press is applied in the classroom and we analyze the results of this application. In this sense, the present work aims to understand how we can use the press to promote quality learning in History, evaluating above all the relevance of this articulation in the development of critical and reflective thinking of students. In the application of this theme, we work mainly the multiperspective in history, analyzing in the classroom newspapers of the time and current newspapers with disparateperspectives on a particular historical event. The results show the didactic potentialities of the use of the written press in the classroom for the Teaching of History, through the analysis of newspapers with different perspectives and the production of didactic newspapers by the students themselves on the programmatic contents of the discipline, thus allowing to develop various skills, such as their own responsibility in the work developed, autonomy and criticality. We propose new ways of teaching the history program and above all involve students in the whole learning process, promoting competences to the discipline of History and developing transversal competences in the discipline of History, especially the transversal ones that integrate the PASEO (Profile of Students Leaving Compulsory Schooling). O presente estudo enquadra-se no estágio pedagógico em História realizado no ano letivo de 2022/2023. O tema deste trabalho prende-se sobretudo com a utilização da imprensa em espaço de sala de aula, tendo este recurso sido aplicado ao longo da prática letiva, através de várias intervenções pedagógicas que contribuíram para a exploração do referido tema. O relatório está dividido em quatro capítulos, sendo o primeiro dedicado à experiência pedagógica na escola, um segundo capítulo dedicado aos aspetos teóricos da imprensa e das suas potencialidades em sala de aula e sobretudo na aula de História, outro capítulo que aborda a metodologia que utilizamos, e por último, um capítulo com uma dimensão sobretudo prática, que espelha a aplicação da imprensa em sala de aula e analisamos os resultados das diversas intervenções. Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo perceber como podemos utilizar a imprensa para promover aprendizagens de qualidade em História, avaliando sobretudo a relevância desta articulação no desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo dos alunos. Na aplicação do tema, trabalhamos sobretudo a multiperspetiva em história, analisando em sala de aula jornais da época e jornais atuais com perspetivas díspares sobre um determinado acontecimento histórico. Os resultados mostram as potencialidades didáticas da utilização da imprensa escrita em sala de aula para o Ensino da História, através da análise de jornais com diferentes perspetivas e da produção de jornais didáticos pelos próprios alunos sobre os conteúdos programáticos da disciplina, permitindo assim, desenvolver várias competências, tais como a própria responsabilidade no trabalho desenvolvido, autonomia e criticidade. Assim, propomos novas formas de lecionar o programa de história e sobretudo envolver os alunos em todo o processo de aprendizagem, promovendo competências na disciplina de História, sobretudo as transversais que integram o PASEO (Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória). |
Description: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras | URI: | https://hdl.handle.net/10316/111745 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado |
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