Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112509
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA EB 2,3/S DR. DANIEL DE MATOS, EM VILA NOVA DE POIARES ACOMPANHANDO UMA TURMA DO ENSINO BÁSICO, NO ANO LETIVO 2022/2023
Other Titles: TEACHER TRAINING REPORT DEVELOPED AT EB 2,3/S DR. DANIEL DE MATOS, IN VILA NOVA DE POIARES, FOLLOWING A BASIC SCHOOL CLASS, IN THE 2022/2023 SCHOOL YEAR
Authors: Lourenço, Rodolfo Rafael Dias
Orientador: Rodrigues, Aristides Miguel da Costa Machado
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Aptidão Física; Adiposidade; Sedentarismo; Teacher Training; Physical Education; Physical Fitness; Adiposity; Sedentary lifestyle
Issue Date: 9-Oct-2023
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA EB 2,3/S DR. DANIEL DE MATOS, EM VILA NOVA DE POIARES ACOMPANHANDO UMA TURMA DO ENSINO BÁSICO, NO ANO LETIVO 2022/2023
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A realização do presente relatório vem no culminar do Estágio Pedagógico e insere-se no âmbito da unidade curricular de Relatório de Estágio, do segundo ano, do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Estágio Pedagógico foi elaborado na EB 2,3/S Dr. Daniel de Matos, em Vila Nova de Poiares, acompanhando a turma C do 8º ano de escolaridade do ano letivo 2022/20223.O Estágio Pedagógico é uma etapa de extrema pertinência na formação ativa do futuro docente, sendo precisamente neste momento que devemos demonstrar todas as capacidades e conhecimentos desenvolvidos ao longo do tempo de licenciatura e de mestrado, num contexto muito idêntico ao que será vivido no contexto profissional.O presente documento encontra-se dividido em três partes/capítulos, estruturadas pelo mesmo número de capítulos. Primeira, realizar-se-á uma contextualização das práticas pedagógicas concebidas como a caracterização do meio, da escola, da turma, da contextualização do estágio e do esclarecimento das nossas primeiras expectativas em relação ao próprio Estágio Pedagógico. No capítulo II, concede-se uma reflexão em relação às práticas e aprendizagens adquiridas não só pelo professor bem como pelos alunos durante o ano letivo. Analisa-se o que se fez, mais concretamente, no que diz respeito às questões de planeamento, à realização e à avaliação. É neste capítulo que se inserem momentos adicionais, como por exemplo as contrariedades presentes no decorrer do processo. Por fim, um último capítulo com o desenvolvimento e aprofundamento do Tema-Problema no âmbito da Educação Física, cujo tema é “Avaliação da aptidão física ligada à saúde e sua associação com a adiposidade em jovens da EB 2,3/S Dr. Daniel de Matos, em Vila Nova de Poiares”, trabalhado no decurso do ano letivo, onde se pretende estudar os níveis de aptidão física de alunos, relacionando-os com a saúde, e perceber a associação entre a adiposidade e aptidão física.
The present report comes at the end of the Teacher Training which is part of the curricular unit of the Internship Report of the second year of the Master's Degree in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education of the Faculty of Sports Sciences and Physical Education at the University of Coimbra. This Teacher Training was developed at the Elementary School Dr. Daniel de Matos at the Vila Nova de Poiares, in the 2022/2023 school year.The Teacher Training is a stage of extreme relevance in the active training of any future teachers. It is at this stage that we must demonstrate all of the resources and knowledge acquired over the course of the undergraduate and master's degrees. It is crucial to apply our knowledge in a very similar professional context. This document is divided into three chapters. Firstly, it is provided a picture of the context and practices conceived as the characterization of the environment, the school, the class, the contextualization of the internship and the clarification of our first expectations in relation to the Pedagogical Internship will be carried out. In the chapter II, a reflection is given in relation to the practices and learning acquired not only by the teacher, but also by the students, during the school season. It analyzes what was done, more concretely, with regard to issues of negotiation, implementation and evaluation. It is in this chapter that additional moments are inserted, such as, for example, the setbacks present during the process. Finally, the last chapter comprises the development of the Tema-Problem in the scope of Physical Education, whose theme is “Evaluation of the health-related physical fitness and its association with adiposity in young people from the Elementary School Dr. Daniel de Matos de Vila Nova de Poiares” worked during the school year that intends to study the levels of physical fitness of students, relating them to health and understanding the association between adiposity and physical fitness.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/112509
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons