Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112520
Title: Relatório de estágio pedagógico- Estudo do clima de aula, e das relações interpessoais entre adolescentes do 8º ano
Other Titles: Pedagogical Internship Report - Study of Classroom Climate and Interpersonal Relationships among 8th-grade Adolescents.
Authors: Gomes, Eduardo Gabriel Feteira
Orientador: Rodrigues, Aristides Miguel da Costa Machado
Keywords: Estágio pedagógico; intervenção pedagógica; prática supervisionada; reflexão; Pedagogical internship; pedagogical intervention; supervised practice; reflection
Issue Date: 9-Oct-2023
metadata.degois.publication.title: Relatório de estágio pedagógico- Estudo do clima de aula, e das relações interpessoais entre adolescentes do 8º ano
metadata.degois.publication.location: Escola E.B 2,3/s Dr. Daniel de Matos
Abstract: O presente Relatório de estágio enquadra-se no âmbito da Unidade Curricular de Estágio Pedagógico, integrado no plano de estudos do 2º Ano do curso de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (MEEFEBS), da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEF), da Universidade de Coimbra (UC), no ano letivo 2022/2023. Todo o trabalho foi realizado na escola E.B 2,3/S Dr. Daniel de Matos foi supervisionado por dois professores, um deles o Professor Orientador da escola e um Professor Supervisor da FCDEF-UC. O estágio pedagógico surge como um momento importantíssimo na formação pessoal e profissional de um estudante, uma vez que é o primeiro contacto com o mundo real do trabalho, onde vamos colocar os nossos saberes à prova em contexto escolar. Este momento é caracterizado por ser de grande aprendizagem, uma vez que estamos em constante observação e a sermos observados e corrigidos por professores experientes, que nos proporcionam determinadas aprendizagens para que possamos melhorar a nossa capacidade de intervenção. O relatório encontra-se dividido em três capítulos: o capítulo I que representa as expectativas iniciais e retrata o meio onde foi desenvolvido o estágio; o Capítulo II que tem como objetivo fornecer uma análise reflexiva sobre a prática pedagógica das diferentes áreas de intervenção; e o Capítulo III que está direcionado para o tema problema, que tem como tema "Estudo do clima de aula e relações interpessoais em adolescentes do 8º ano" e como principal objetivo observar os comportamentos dos adolescentes da turma do 8ºD, e consequentemente melhorar as relações interpessoais da turma.e aula, e relações interpessoais em adolescentes do 8º ano.
This Internship Report is part of the Pedagogical Internship Course within the curriculum of the 2nd year of the Master's program in Teaching Physical Education for Basic and Secondary Education (MEEFEBS) at the Faculty of Sports Sciences and Physical Education (FCDEF) of the University of Coimbra (UC), during the academic year 2022/2023. The entire work was carried out at Dr. Daniel de Matos Middle and High School and was supervised by two teachers, one being the School Supervisor and the other a Supervisor from FCDEF-UC. The pedagogical internship emerges as a crucial moment in a student's personal and professional development, as it represents their first contact with the real world of work, where we put our knowledge to the test in an educational context. This period is characterized by significant learning, as we are constantly observed, assessed, and corrected by experienced teachers, who provide us with specific learnings to enhance our intervention skills.The report is divided into three chapters: Chapter I represents the initial expectations and describes the environment in which the internship was conducted; Chapter II aims to provide a reflective analysis of the pedagogical practice in different intervention areas; and Chapter III is focused on the research topic, titled "Study of Classroom Climate and Interpersonal Relationships among 8th-grade Adolescents," with the main objective of observing the behaviors of the students in the 8th-grade class D and consequently improving the interpersonal relationships within the class.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/112520
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

46
checked on Nov 5, 2024

Download(s)

33
checked on Nov 5, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons