Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/113425
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Dias-Trindade, Sara | - |
dc.contributor.author | Ferreira, António Gomes | - |
dc.contributor.author | Moreira, José António | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-19T18:16:53Z | - |
dc.date.available | 2024-02-19T18:16:53Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.issn | 18094031 | pt |
dc.identifier.issn | 18094309 | pt |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/113425 | - |
dc.description.abstract | Atualmente, o discurso sobre o uso de Tecnologias em ambientes educativos tem estado cada vez mais presente nos estudos sobre Educação. O uso de Tecnologias na Educação não é uma realidade recente, e a evolução dos meios tecnológicos veio modificar de forma significativa o ato de ensinar, sendo a Tecnologia cada vez mais reconhecida, também, como potenciadora das aprendizagens. Este trabalho, em estreita ligação entre História e Educação, visa apresentar uma revisão sistemática da literatura a partir da análise qualitativa de periódicos dos principais Liceus portugueses sobre o uso da Tecnologia no contexto educativo português desde o dealbar do século XX até ao início do ensino computorizado, enquadrado numa visão internacional, numa perspetiva coetânea do uso e da forma de apropriação da Tecnologia nas escolas portuguesas. As principais conclusões deste estudo indiciam uma introdução da Tecnologia na escola portuguesa que segue a disseminação concretizada noutros países, em particular nos EUA, porém, sugerindo uma lenta difusão, com uma utilização essencialmente esporádica, fruto da escassez de recursos e pouca aposta em formação docente, conferindo ao uso da Tecnologia na escola um caráter mais irregular e lúdico do que verdadeiramente integrado em práticas pedagógicas com vista a promover a qualidade das aprendizagens. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.rights | openAccess | pt |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt |
dc.subject | História da Educação | pt |
dc.subject | Tecnologia educativa | pt |
dc.subject | Evolução da tecnologia educativa | pt |
dc.title | Panorâmica sobre a história da Tecnologia na Educação na era pré-digital: a lenta evolução tecnológica nas escolas portuguesas desde finais do século XIX até ao início do ensino computorizado | pt |
dc.type | article | - |
degois.publication.firstPage | 1 | pt |
degois.publication.lastPage | 20 | pt |
degois.publication.title | Práxis Educativa | pt |
dc.peerreviewed | yes | pt |
dc.identifier.doi | 10.5212/PraxEduc.v.16.17294.044 | pt |
degois.publication.volume | 16 | pt |
dc.date.embargo | 2021-01-01 | * |
uc.date.periodoEmbargo | 0 | pt |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.openairetype | article | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
crisitem.author.researchunit | CEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies | - |
crisitem.author.researchunit | CEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0002-5927-3957 | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0002-3281-6819 | - |
Appears in Collections: | I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
praxiseducativa%2C+44+-+Artigo+Sara+et+al_24+mar+2021.pdf | 332.1 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
129
checked on Nov 5, 2024
Download(s)
32
checked on Nov 5, 2024
Google ScholarTM
Check
Altmetric
Altmetric
This item is licensed under a Creative Commons License