Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/113937
Title: | As inspeções/avaliações externas de escolas: efeitos nas instituições escolares descritos em artigos publicados desde 2016. | Authors: | Albuquerque, Pascoal Ferreira, António Gomes Barreira, Carlos |
Keywords: | Eficácia Educacional, Avaliação Externa de Escolas, Inspeção Escolar, Efeitos | Issue Date: | 2022 | Publisher: | Universidade Estadual do Ceará – UECE | metadata.degois.publication.title: | Revista Educação & Formação | metadata.degois.publication.volume: | 7 | Abstract: | Este artigo tem por objetivo realizar uma revisão sistemática sobre os efeitos das inspeções escolares/avaliações externas de escola nas escolas, apresentados nos resultados divulgados por artigos de acesso aberto, publicados em revistas científicas, presentes nas bases de dados Web of Science e Scopus, desde 2016 até o momento (14/08/2021). Foram efetuadas pesquisas por palavras-chave, realizadas leituras dos títulos, resumos, palavras-chave e textos integrais e utilizado software de apoio. De 914 artigos iniciais, consideraram-se relevantes 14 artigos. As evidências de ocorrência de efeitos não desejados, são aquelas que estão mais presentes. A realização de estudos longitudinais, envolvendo várias escolas, com utilização de grupos de controlo, aumentará o conhecimento da ocorrência dos efeitos. | Description: | Canonical URL https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 | URI: | https://hdl.handle.net/10316/113937 | ISSN: | 2448-3583 | DOI: | 10.25053/redufor.v7i1.7068 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FPCEUC - Artigos em Revistas Internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
7068-Texto_do_artigo-28335-1-10-20211108_ING.pdf | 368.9 kB | Adobe PDF | View/Open | |
7068-Texto_do_artigo-28334-1-10-20211108_PORT.pdf | 354.59 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
71
checked on Nov 5, 2024
Download(s)
101
checked on Nov 5, 2024
Google ScholarTM
Check
Altmetric
Altmetric
This item is licensed under a Creative Commons License