Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/113937
Title: As inspeções/avaliações externas de escolas: efeitos nas instituições escolares descritos em artigos publicados desde 2016.
Authors: Albuquerque, Pascoal
Ferreira, António Gomes
Barreira, Carlos
Keywords: Eficácia Educacional, Avaliação Externa de Escolas, Inspeção Escolar, Efeitos
Issue Date: 2022
Publisher: Universidade Estadual do Ceará – UECE
metadata.degois.publication.title: Revista Educação & Formação
metadata.degois.publication.volume: 7
Abstract: Este artigo tem por objetivo realizar uma revisão sistemática sobre os efeitos das inspeções escolares/avaliações externas de escola nas escolas, apresentados nos resultados divulgados por artigos de acesso aberto, publicados em revistas científicas, presentes nas bases de dados Web of Science e Scopus, desde 2016 até o momento (14/08/2021). Foram efetuadas pesquisas por palavras-chave, realizadas leituras dos títulos, resumos, palavras-chave e textos integrais e utilizado software de apoio. De 914 artigos iniciais, consideraram-se relevantes 14 artigos. As evidências de ocorrência de efeitos não desejados, são aquelas que estão mais presentes. A realização de estudos longitudinais, envolvendo várias escolas, com utilização de grupos de controlo, aumentará o conhecimento da ocorrência dos efeitos.
Description: Canonical URL https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
URI: https://hdl.handle.net/10316/113937
ISSN: 2448-3583
DOI: 10.25053/redufor.v7i1.7068
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Artigos em Revistas Internacionais

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

71
checked on Nov 5, 2024

Download(s)

101
checked on Nov 5, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons