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https://hdl.handle.net/10316/114063
Title: | As competências para a Ciência Aberta de jovens investigadores em Ciência da Informação de Brasil e Portugal | Other Titles: | Open Science Competencies for Information Science Early Career Researchers in Brazil and Portugal | Authors: | Santos, Elis Gabriela Copa dos Borges, Maria Manuel Veiga, Viviane Santos de Oliveira |
Keywords: | Ciência Aberta; desenvolvimento de competências; formação doutoral; Open Science; Open Science; competencies development; PhD training | Issue Date: | 25-Nov-2023 | metadata.degois.publication.title: | BiblioCanto | metadata.degois.publication.volume: | 9 | metadata.degois.publication.issue: | 2 | metadata.degois.publication.location: | Brazil | Abstract: | A Ciência Aberta é uma expressão guarda-chuva que significa uma nova forma de fazer ciência que assenta em princípios como transparência, reprodutibilidade, colaboração e partilha. Tais princípios requerem uma mudança cultural que afeta um conjunto amplo de partes interessadas, mas, de um modo mais direto, os investigadores. Esta mudança requer o desenvolvimento de competências que pode ser particularmente frutífera no caso dos jovens investigadores em cursos de doutoramento. Este trabalho é um recorte realizado dentro dos dados levantados por uma investigação de doutoramento cujo objetivo é identificar como a formação para o desenvolvimento de competências relacionadas com a Ciência Aberta está a ser realizada em programas doutorais em Ciência da Informação no Brasil e em Portugal. Os dados aqui apresentados, coletados junto aos estudantes dos programas doutorais selecionados, revelam o impacto da formação para Ciência Aberta na familiaridade que esses doutorandos têm sobre Ciência Aberta. Apurou-se que mais de 85% dos respondentes participaram de algum tipo de formação específica sobre temáticas que compõem o guarda-chuva da Ciência Aberta, em âmbito curricular ou extracurricular, e verificou-se que os níveis de familiaridade com os termos e expressões é significativamente maior entre aqueles que tiveram algum tipo de formação para Ciência Aberta. Open Science is an umbrella expression that means a new way of doing science based on principles such as transparency, reproducibility, collaboration and sharing. Such principles require a cultural change that affects a broad set of stakeholders, but most directly, researchers. This change requires the development of skills that can be particularly fruitful in the case of young researchers on doctoral courses. This work is an excerpt carried out within the data collected by a PhD research whose objective is to identify how training for the development of skills related to Open Science is being carried out in doctoral programs in Information Science in Brazil and Portugal. The data presented here, collected from students of selected doctoral programs, reveal the impact of Open Science training on the familiarity that these doctoral candidates have about Open Science. It was found that more than 85% of respondents participated in some type of specific training, in curricular or extracurricular context, on topics that are under the Open Science umbrella and it was found that the levels of familiarity with some Open Science terms and expressions is significantly higher among those who had some type of Open Science training. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/114063 | ISSN: | 2447-7842 | DOI: | 10.21680/2447-7842.2023v9n2id33824 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais FLUC Secção de Informação - Artigos em Revistas Internacionais |
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