Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/114191
Title: Um Modelo de Contexto das Práticas e Redes de Conhecimento nas Provas de Conceito
Other Titles: A Practices Context Model and Knowledge Networks in Proof-of-Concept activities
Authors: Neto, Antônio José Rodrigues 
Orientador: Roque, Licínio Gomes
Borges, Maria Manuel Lopes de Figueiredo Costa Marques
Keywords: Prova de Conceito; Práticas; Modelo de Contexto; Redes de Conhecimento; Proof-of-Concept; Practices; Context Model; Knowledge Networks; -; -
Issue Date: 14-Nov-2023
metadata.degois.publication.title: Um Modelo de Contexto das Práticas e Redes de Conhecimento nas Provas de Conceito
metadata.degois.publication.location: FLUC
Abstract: A Prova de Conceito (PoC) é uma atividade de exploração e experimentação realizada por seus praticantes e utilizada por diversas organizações com o objetivo de contribuir para a produção e disseminação de conhecimento no estudo e na compreensão do comportamento e desempenho de artefatos tecnológicos e seus fenômenos em uma determinada área do conhecimento. Apresentamos a caracterização do problema de pesquisa em nossa investigação partindo da concepção de que a PoC, como um sistema de atividade, alicerça-se em um conjunto de práticas baseadas nos movimentos livres e especializados de seus praticantes sem o uso de um catálogo explícito ou racionalizado de ações tipificadas. Nossa investigação tem como objetivo modelar o contexto da PoC de modo que seus praticantes possam refletir a respeito das práticas e suas implicações para a gestão do conhecimento no contexto da PoC. Como resultado, identificamos e caracterizamos um conjunto de práticas no contexto da PoC apoiados na caracterização de subproblemas de desenvolvimento previstos pelo enquadramento teórico da Engenharia do Contexto. Apoiados na lente teórica da Teoria da Atividade, desenvolvemos uma proposta de um modelo de contexto das práticas de PoC que possa contribuir para uma melhor compreensão de onde esses praticantes estão (contexto atual) ou estarão atuando no futuro (novo contexto) em relação ao desenvolvimento e execução nesse sistema de atividade. Além disso, concebemos esse conjunto de práticas e seu modelo de contexto como uma complexa rede de produção e disseminação de conhecimento no contexto da PoC levando-nos a considerar o uso da Teoria da Percolação de modo a refletir a respeito do estado dos nós dessas redes de conhecimento no contexto da PoC. A lente teórica da hermenêutica contribuiu para que pudéssemos considerar a PoC por outras perspectivas, especialmente em relação à compreensão e à interpretação das práticas no contexto dessa atividade. Destacamos que as diferentes visões de seus atores potencializam e, ao mesmo tempo, provocam novos pensamentos e reflexões, contribuindo, assim, para novas formações e o aperfeiçoamento dessas redes e sub-redes de conhecimento, ou, ao contrário, potencialmente desencadeando o que denominamos de efeito dominó no contexto da PoC.
Proof-of-Concept (PoC) is an exploration and experimentation activity carried out by its practitioners, and used by several organizations, with the objective of contributing to the production and dissemination of knowledge in the study and understanding of the performance of technological artifacts and their phenomena in a particular area of knowledge. We present the characterization of the research problem in our investigation, starting from the conception that the PoC, as an activity system, is based on a set of practices that in turn are based on the free and specialized movements of its practitioners, without the use of an explicit or rationalized catalog of typified actions.Our investigation aims to model the PoC context so that its practitioners can reflect on the practices and their implications for knowledge management in that context. As a result, we identified and characterized a set of practices, in the context of the PoC, supported by the characterization of development sub-problems, predicted by the theoretical framework of Context Engineering. Based on the theoretical lens of Activity Theory, we developed a proposal for the PoC practices context model that could contribute to a better understanding of where and on what these practitioners are acting currently (the present context) or in the future (the new context), with respect to the development and execution in that activity system. In addition, we conceive this set of practices and its context model as a complex network of production and dissemination of knowledge in the context of the PoC, leading us to consider the use of Percolation Theory to reflect on the state of the nodes of these knowledge networks in that context. We drew upon the theoretical lens of hermeneutics so that we could consider the PoC from other perspectives, especially concerning the understanding and interpretation of practices in the context of this activity. We emphasize that the different views of its actors enhance and, at the same time, provoke new thoughts and reflections, thus contributing to the new formations and improvement of these networks and sub-networks of knowledge or, on the contrary, potentially triggering what we characterize as a domino effect in the context of the PoC.
Description: Tese de Doutoramento em Ciência da Informação apresentada à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/114191
Rights: openAccess
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