Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/114343
Title: Desenho Didático para Formação dos Profissionais de Saúde no Enfrentamento a Sífilis, utilizando a Mediação Tecnológica e Fundado na Medicina e na Educação Baseada em Evidências
Other Titles: Didactic Design for Training Health Professionals in Coping with Syphilis, Using Technological Mediation and Based on Medicine and Evidence-based Education
Authors: Cadeco, Micheline Veras de Moura
Orientador: Dias, Aline de Pinho
Moreira, José António Marques
Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo
Keywords: Enfrentamento da sífilis.; Formação profissional em Saúde; Mediação Tecnológica; Saúde Baseada em Evidências; Coping with syphilis.; Evidence-Based Healt; Professional training in Health; Techonological Mediation; -; -
Issue Date: 28-Nov-2023
metadata.degois.publication.title: Desenho Didático para Formação dos Profissionais de Saúde no Enfrentamento a Sífilis, utilizando a Mediação Tecnológica e Fundado na Medicina e na Educação Baseada em Evidências
metadata.degois.publication.location: IIIUC - Instituto de Investigação Interdisciplinar
Abstract: Este estudo traz uma proposta que leva em consideração a concepção e avaliação do desenho didático de um curso online autoinstrucional para profissionais de saúde, inspirado nos princípios da saúde baseada em evidências, ofertado no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS). Trata-se de um estudo descritivo sustentado na metodologia de pesquisa Design-Based Research (DBR) de cariz quantitativo. Os dados foram coletados no AVASUS aplicando o questionário adaptado: Instrumento de Eficácia clínica e Prática Baseada em Evidências (QPBE). Este estudo foi dividido em quatro etapas, sendo a primeira a elaboração de um Diagnóstico inicial do cenário da sífilis no Brasil, a segunda etapa foi à concepção do desenho didático e a elaboração do curso online autoinstrucional. A terceira etapa foi à oferta do curso autoinstrucional na plataforma AVASUS, e, por fim, a quarta e última etapa, a avaliação do desenho didático e do curso. A pesquisa teve como principal objetivo conceber uma proposta educacional de um curso autoinstrucional online desenhado numa plataforma digital (AVASUS) inspirado nos princípios da saúde baseada em evidências para profissionais de saúde no enfrentamento da sífilis. O conjunto de dados emergentes resulta da coleta realizada na plataforma digital AVASUS, sendo a população da pesquisa composta por 220 participantes. A avaliação incidiu sobre o conteúdo do curso e sobre as situações de aprendizagem desenhadas. De acordo com as perceções dos participantes, os resultados revelam que, nos eixos analisados, os formandos consideram que o desenho do curso contribuiu para um maior conhecimento sobre uso de evidências; para o desenvolvimento do raciocínio científico no enfrentamento da sífilis; para o desenvolvimento de habilidades relacionadas com práticas baseadas em evidências, no enfrentamento da sífilis; e para o desenvolvimento de atitudes relacionadas à tomada de decisão baseada em evidências. Para, além disso, o curso possibilitou aos formandos novas experiências educacionais úteis para as suas práticas profissionais e propiciou uma metodologia inovadora para futuros cursos na área da saúde com mediação tecnológica, possibilitando a esses profissionais uma prática profissional baseada em evidências científicas. Ainda de acordo com os resultados obtidos, foi possível concluir que o curso permite desenvolver um processo de aprendizagem baseado em problemas, contribuindo para a formação em saúde, sustentadado num raciocínio sistemático e reflexivo, e, ainda, em processos de autoaprendizagem.
This thesis brings a new proposal that takes into account the conception and evaluation of a Didactic Design directly related to the construction of an online course, inspired by the principles of Evidence-Based Health with technological mediation for health professionals in the fight against Syphilis. The course was offered in the Virtual Learning Environment of the Unified Health System (AVASUS), composed of interfaces, propositions and learning assessment activities. This is a descriptive study that presents the Design-Based Research (DBR) method as a research methodology, being aresearch with a quantitative approach. Data were collected in AVASUS by applying the questionnaire adapted by the researcher: Clinical Efficacy and Evidence-Based Practice Instrument (QPBE). This study was divided into four stages, the first being the elaboration of a situational “Initial Diagnosis” for theoretical foundation, the second the conception of the Didactic Design in synchrony with the elaboration of the self-instructional online course. The third stage was the offer of the online course at AVASUS and finally the fourth and last stage, with the evaluation of the Didactic Design and the course. This study conceived an Educational Didactic Design and simultaneously the online course as an educational proposal, which elected the use of interfaces and educational learning strategies. The analyzed data set consisted of data collection in AVASUS, composed of 220 learners. Study participants had an average age of 45 years, of which 80% were female. Most of them live in the northeast region of Brazil, followed by the southeast and center-west of the country. Most participants were physicians, followed by nurses and nursing technicians. The evaluation included the themes about the teaching-learning of the content, and the learning situations. 113 (51.6%) and 94 learners (42.9%) reported understanding the course theme as: “Very well”. The course design proved to be adequate from its elaboration to its implementation. We evidenced that no course similar to this design and/or related theme for AVAs was identified. Thus, this study can provide learners with new educational and teaching-learning experiences relating to practical experience. In addition, it can provide an innovative methodology for future courses related to health technology, with applicability being the way to teach the learner to build their own knowledge, to be the protagonist of their learning and the re(construction) of teaching, skills and attitudes, for a professional practice based on scientific evidence. Additionally, the referred study directed learning based on problems and with scientific rigor, contributing to health training based on an investigative posture, systematic and reflective reasoning, as well as self-learning attitudes and the ability to integrate knowledge from different areas. The study leads learners to reflect on the importance of evidence-based practice for the qualification of professional practice.
Description: Tese de Doutoramento em Estudos Contemporâneos apresentada ao Instituto de Investigação Interdisciplinar
URI: https://hdl.handle.net/10316/114343
Rights: openAccess
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