Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/115489
Title: O projeto KINDER no ensino da língua gestual portuguesa: relato de um percurso
Authors: Correia, Isabel
Gonçalves, Sofia
Moura, Tatiana 
Keywords: Língua gestual portuguesa; Educação de surdos; Igualdade de género; Recursos pedagógicos; Portuguese sign language; Education of the deaf; Gender equality; Pedagogical resource
Issue Date: Dec-2023
Publisher: Escola Superior de Educação de Coimbra
Project: 101005800 
GA 101005800 
metadata.degois.publication.title: Género, Diversidade Sexual e Direitos Humanos
metadata.degois.publication.location: Coimbra
Abstract: Este relato de práticas pretende descrever de forma sucinta a aplicação do Projeto de investigação KINDER na Unidade Curricular Didática da Língua Gestual Portuguesa (LGP): 1º e 2º CEB, do mestrado em Ensino da LGP (MELGP) da Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra. O Projeto KINDER teve como objetivo desenvolver e implementar uma abordagem transformadora de normas de género e programas de formação para profissionais que trabalham com crianças no pré-escolar (3-6 anos) e desde os primeiros ciclos do ensino básico obrigatório (7-12 anos). Partindo da extensa experiência da equipa nesta área, KINDER esteve a co-construir ao longo de um ano letivo uma metodologia para docentes e outros agentes da educativos adequada às questões de género e transformadoras de comportamentos e atitudes, permitindo-lhes responder às necessidades específicas de crianças nos processos de ensino e aprendizagem a partir de uma perspetiva de igualdade de género.
This practice report aims to briefly describe the application of the KINDER research project in the Curricular Unit Didactics of Portuguese Sign Language (LGP): 1st and 2nd CEB, of the Master in Teaching LGP (MELGP) of the School of Education of the Polytechnic of Coimbra. The KINDER Project aimed to develop and implement a transformative approach to gender norms and training programmes for professionals working with children in pre-school (3-6 years) and from the first cycles of compulsory primary education (7-12 years). Drawing on the team's extensive experience in this area, KINDER has been co-constructing over the course of one school year a methodology for teachers and other education agents that is gender-responsive and transformative of behaviours and attitudes, enabling them to respond to the specific needs of children in teaching and learning processes from a gender equality perspective.
URI: https://hdl.handle.net/10316/115489
ISBN: 978-989-9145-09-2
Rights: openAccess
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