Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/116448
Title: O PROBLEMA NÃO É O PERFECIONISMO: A RELAÇÃO ENTRE VERGONHA EXTERNA E ANSIEDADE AOS TESTES E O PAPEL MEDIADOR DO PERFECIONISMO E DA ANSIEDADE SOCIAL
Other Titles: THE PROBLEM IS NOT PERFECTIONISM: THE RELATIONSHIP BETWEEN EXTERNAL SHAME AND TEST ANXIETY AND THE MEDIATING ROLE OF PERFECTIONISM AND SOCIAL ANXIETY
Authors: Correia, Angélica Sofia Jesus
Orientador: Salvador, Maria do Céu Teixeira
Keywords: external shame; perfectionism; social anxiety; test anxiety; vergonha externa; perfecionismo; ansiedade social; ansiedade aos testes
Issue Date: 29-Jul-2024
Serial title, monograph or event: O PROBLEMA NÃO É O PERFECIONISMO: A RELAÇÃO ENTRE VERGONHA EXTERNA E ANSIEDADE AOS TESTES E O PAPEL MEDIADOR DO PERFECIONISMO E DA ANSIEDADE SOCIAL
Place of publication or event: Universidade de Coimbra
Abstract: A realização de testes e a avaliação do seu desempenho é uma preocupação comum, que pode desencadear elevada ansiedade causando interferência no desempenho académico em estudantes universitários. Alguns estudos têm encontrado associações entre a ansiedade aos testes e a vergonha e entre a ansiedade aos testes e diferentes dimensões do perfecionismo. Por outro lado, a ansiedade aos testes e a ansiedade social parecem partilhar alguns aspetos perfecionistas de funcionamento. Dada a inexistência de estudos que incluam estas variáveis no mesmo modelo, este estudo teve como objetivo explorar o efeito da vergonha externa na ansiedade aos testes e o potencial papel mediador do perfecionsimo adaptativo, maladaptativo, autoapresentação perfecionista e ansiedade social nesta relação. A amostra foi constituída por 238 estudantes do ensino superior, 146 do sexo feminino (61.3%) e 92 do sexo masculino (38.7%), com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos (M = 21.31; DP = 2.46). Os resultados indicaram que o perfecionismo maladaptativo (mas não o adaptativo nem a autoapresentação perfecionista) e a ansiedade social se revelaram mediadores individuais da relação entre a vergonha externa e a ansiedade aos testes. Para além disto, a autoapresentação perfecionista e a ansiedade social foram mediadores sequenciais na mesma relação. No geral, este estudo destaca a importância de avaliar a preocupação com o julgamento dos outros e as diferentes estratégias perfecionistas na compreensão e intervenção na ansiedade aos testes. As limitações e implicações práticas e para estudos futuros são também discutidos.
The process of taking tests and evaluating one’s performance is a common concern that may trigger high anxiety and interference in academic performance among university students. Some studies have found associations between test anxiety and shame and between test anxiety and different dimensions of perfectionism. On the other hand, test anxiety and social anxiety seem to share some perfectionist aspects of functioning. Given the inexistence of studies that include all these variables in the same model, this study aimed to explore the effect of external shame on test anxiety and the potential mediating role of adaptive perfectionism, maladaptive perfectionism, perfectionistic self-presentation and social anxiety in this relationship. The sample consisted of 238 higher education students, with 146 female (61.3%) and 92 male (38.7%), aged between 18 and 30 years (M = 21.31; SD = 2.46). The results indicated that maladaptive perfectionism (but not adaptive perfectionism nor perfectionistic self-presentation) and social anxiety served as individual mediators in the relationship between external shame and test anxiety. Furthermore, perfectionistic self-presentation and social anxiety acted as sequential mediators in the same relationship. Overall, this study highlights the importance of evaluating concerns about others’ judgment and different perfectionistic strategies in understanding and addressing test anxiety. The limitations and practical implications, as well as directions for future research, will also be discussed.
Description: Dissertação de Mestrado em Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Psicologia Clínica e da Saúde apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/116448
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat
Tesefinalissima.pdf765.95 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

21
checked on Oct 2, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons