Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/116531
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSalvador, Maria do Céu Teixeira-
dc.contributor.authorFerreira, Joana de Sá-
dc.date.accessioned2024-09-11T22:07:55Z-
dc.date.available2024-09-11T22:07:55Z-
dc.date.issued2024-07-29-
dc.date.submitted2024-09-11-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/116531-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Psicologia Clínica e da Saúde apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractWhile there is a substantial body of literature on depression, the investigation into the relationship between test anxiety and depression remains limited, especially in adolescents. Nevertheless, research has shown that test anxiety is linked to the emergence of shame and depression. Furthermore, external shame, an emotion organized through social rank mentality, is associated with psychopathology, with studies showing a strong link to feelings of depression. Moreover, there is growing evidence that self-compassion is negatively associated with test anxiety, shame and depression. Since there were no prior studies addressing all these variables together, this was the aim of the present study, particularly to explore the effects of test anxiety on depression, through external shame and to determine whether this association would be moderated by levels of self-compassion. The sample consisted of 387 adolescents between 14 and 18 years old (M = 15.87; SD = 1.32). Results showed that test anxiety, external shame and depression correlated positively with each other and negatively with self-compassion. Self-compassion was a significant moderator in the relationship between test anxiety and depression and between test anxiety and external shame. External shame had a mediating role in the relationship between test anxiety and depression but only in low and medium levels of self-compassion (partial meditation). Our study points to clinical implications related to compassion-based interventions as approaches to work with adolescents with test anxiety, depression and high levels of shame.eng
dc.description.abstractEmbora exista uma quantidade considerável de literatura sobre depressão, a investigação sobre a relação entre a ansiedade aos testes e a depressão é limitada, especialmente em adolescentes. No entanto, a investigação tem mostrado que a ansiedade aos testes está ligada ao desenvolvimento de vergonha e depressão. Além disso, a vergonha externa, uma emoção organizada através da mentalidade de hierarquia social, está associada à psicopatologia, com estudos a mostrarem uma forte ligação com sintomas depressivos. Ademais, existem crescentes evidências de que a autocompaixão está negativamente associada à ansiedade aos testes, vergonha e depressão. Uma vez que, não existiam estudos que relacionassem todas estas variáveis em conjunto, esse foi o objetivo do presente estudo, particularmente, explorar os efeitos da ansiedade aos testes na depressão, através da vergonha externa, e determinar se esta associação seria moderada pelos níveis de autocompaixão. A amostra foi constituída por 387 adolescentes entre os 14 e os 18 anos (M = 15,87; DP = 1,32). Os resultados mostraram que a ansiedade aos testes, a vergonha externa e a depressão se correlacionaram positivamente entre si e negativamente com a autocompaixão. A autocompaixão foi um moderador significativo na relação entre a ansiedade aos testes e a depressão e entre a ansiedade aos testes e a vergonha externa. A vergonha externa teve um papel mediador na relação entre a ansiedade aos testes e a depressão, mas apenas em níveis baixos e médios de autocompaixão (mediação parcial). O nosso estudo aponta para implicações clínicas relacionadas com intervenções baseadas na compaixão como abordagens para trabalhar com adolescentes que experienciam ansiedade aos testes, depressão e níveis elevados de vergonha.por
dc.language.isoeng-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjecttest anxietyeng
dc.subjectexternal shameeng
dc.subjectdepressioneng
dc.subjectself-compassioneng
dc.subjectadolescentseng
dc.subjectansiedade aos testespor
dc.subjectvergonha externapor
dc.subjectdepressãopor
dc.subjectautocompaixãopor
dc.subjectadolescentespor
dc.titleBeyond Test Anxiety: Shame and Self-Compassion in the Relationship between Test Anxiety and Depression in Adolescentseng
dc.title.alternativeAlém da Ansiedade aos Teste: Vergonha e Autocompaixão na Relação entre Ansiedade aos Teste e Depressão em Adolescentespor
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationUniversidade de Coimbra-
degois.publication.titleBeyond Test Anxiety: Shame and Self-Compassion in the Relationship between Test Anxiety and Depression in Adolescentseng
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203696050-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Psicologia Clínica e da Saúde-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorFerreira, Joana de Sá::0009-0000-2016-4828-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriGomes, Ana Cardoso Allen-
uc.degree.elementojuriMatos, Ana Paula Soares-
uc.degree.elementojuriSalvador, Maria do Céu Teixeira-
uc.contributor.advisorSalvador, Maria do Céu Teixeira-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1en-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File SizeFormat
Tese - Joana Ferreira.pdf801.97 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

21
checked on Oct 2, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons