Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/116731
Title: O Setor Aeroespacial de Portugal e a Representação Mediática das Agências Espaciais Europeia (ESA) e Portuguesa (Portugal Space): Um Estudo de Caso das Plataformas Digitais “SIC Notícias” e “RTP Notícias”
Other Titles: The Portuguese Aerospace Sector and the Media Representation of the European (ESA) and Portuguese (Portugal Space) Space Agencies: a Case Study of the Digital Platforms “SIC Notícias” and “RTP Notícias”
Authors: Vinhas, Carlos Eduardo Barreto
Orientador: Santos, Maria Clara Moreira de Almeida
Keywords: Scientific Divulgation; Scientific Journalism; Portugal Space; Portuguese Space Agency; European Space Agency; Divulgação Científica; Jornalismo de Ciência; Portugal Space; Agência Espacial Portuguesa; Agência Espacial Europeia
Issue Date: 18-Jul-2024
Serial title, monograph or event: O Setor Aeroespacial de Portugal e a Representação Mediática das Agências Espaciais Europeia (ESA) e Portuguesa (Portugal Space): Um Estudo de Caso das Plataformas Digitais “SIC Notícias” e “RTP Notícias”
Place of publication or event: Universidade de Coimbra
Abstract: O avanço trazido pelas ciências espaciais em campos diversos estimulou muitas nações ao redor do mundo a criarem seus próprios programas espaciais, entre as quais Portugal, Estado-Membro da Agência Espacial Europeia (ESA) desde 2000, que no ano de 2019 criou a Agência Espacial Portuguesa - Portugal Space. Este trabalho traz uma investigação que procurou conjugar as questões da visibilidade das agências espaciais e a divulgação das ciências do espaço nas plataformas digitais da SIC Notícias e da RTP Notícias. Foram identificadas as menções às agências nestas plataformas no biênio 2022/2023 e verificado que a SIC Notícias veiculou 119 textos que mencionaram a agência europeia e 19 que mencionaram a agência portuguesa, enquanto a RTP publicou 23 textos que mencionaram a ESA e 29 que mencionaram a Portugal Space. Do total de 190 textos publicados por ambas as plataformas digitais, 126 dedicaram-se a divulgar ou a promover ciência. Neste sentido foi verificada a potencialidade do webjornalismo no amplo processo social da divulgação científica. Os assuntos que foram abordados com mais freqüência nos textos de ambos os canais foram os relativos às missões e experimentos espaciais e também aos programas de incentivo a carreiras no espaço sideral. Percebeu-se uma quantidade considerável de textos que contaram com o envolvimento da Agência Lusa de Notícias em ambas as plataformas, com participação em 66 dos 190 textos e, destes 66, foram 27 as matérias que tiveram a ciência como foco. O estudo justifica-se pela relevância dos conhecimentos científicos e avanços tecnológicos que são impulsionados pelo setor aeroespacial, os quais em grande parte são representados através das agências e ciências espaciais e que vêm transformando significativamente as comunicações entre outros setores da sociedade. O propósito do trabalho é perceber se e como os mass media estão a contribuir para que este contexto seja de conhecimento público.
The advancement brought by space sciences in different fields has encouraged several nations around the world to create their own space programs, including Portugal, a State-Member of the European Space Agency (ESA) since 2000 that in the year of 2019 created the Portuguese Space Agency-Portugal Space. This work brings an investigation that sought to conjugate the matters of the visibility of the space agencies and the dissemination of space sciences in the digital platforms “SIC Notícias” and “RTP Notícias”. The times the space agencies were mentioned in these platforms during the 2022/2023 biennium were identified, and it was verified that “SIC Notícias” published 119 texts that mentioned the European Agency and 19 that mentioned the Portuguese Agency, while “RTP Notícias” published 23 texts that mentioned the ESA and 29 that mentioned Portugal Space. Out of the total of 190 texts published by both digital platforms, 126 were dedicated to disseminating or promoting science. In this sense, the potential of webjournalism in the broad social process of scientific dissemination was verified. The subjects that were dealt with most often in the texts of both channels were the ones about the space missions and experiments and also the ones about the programs to encourage carrers in outer space. It was noticed that a considerable amount of the texts counted with the envolvement of “Agência Lusa de Notícias”, with it having participated on the publication of 66 of the 190 texts, and out of these 66 texts, 27 were the ones that had science as their focus. The study is justified by the relevance of scientific knowledge and technological advancements that are boosted by the aerospace sector, which, in the big picture, are represented by the agencies and space sciences and that have been significantly transforming the communications between other sectors of society. The purpose of this work is to perceive if and how the mass media are contributing for this context to be known by audiences.
Description: Dissertação de Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentada à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/116731
Rights: openAccess
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