Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/11872
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCarvalho, Maria Arminda Pedrosa e Silva-
dc.contributor.advisorAlberto, Pedro Almeida Vieira-
dc.contributor.authorMartins, Renato Jorge de Andrade-
dc.date.accessioned2009-10-30T10:22:02Z-
dc.date.available2009-10-30T10:22:02Z-
dc.date.issued2009-09-
dc.identifier.citationMartins, Renato Jorge de Andrade - Relatório de estágio de Mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundárioen_US
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/11872-
dc.description.abstractUm dos objectivos dos actuais currículos do ensino básico é o desenvolvimento e promoção de literacia científica. Na actual sociedade, cada vez mais dependente de tecnologias de informação e comunicação, importa que o ensino das ciências, não se dissociando da presente realidade, tente incentivar o interesse dos alunos utilizando também tecnologias que eles utilizam no seu dia-a-dia. Por outro lado, é também importante que se proporcionem aos alunos, desde cedo, oportunidades para apreciarem a importância fundamental que a experimentação tem em ciências. Assim, foram desenvolvidos dois projectos de investigação educacional em contexto de ensino formal, numa turma do 8º ano de escolaridade, em que se abordaram estas duas temáticas. No Projecto de Investigação Educacional I foi elaborada uma estratégia para ensinar óptica com recurso a diversas experiências, em que se utilizaram materiais simples, alguns de uso corrente no dia-a-dia, procurando incutir nos alunos a ideia que conclusões importantes, no domínio da física experimental, podem ser obtidas de forma simples e fora do ambiente do laboratório. Procurou-se pois promover uma estratégia eficaz, com recurso a actividades laboratoriais, para o ensino da óptica no 8º ano de escolaridade. O Projecto de Investigação Educacional II procurou sensibilizar-se os alunos para o estudo do tema “Mudança Global” e para o importante papel que os cidadãos devem assumir na preservação e protecção do ambiente. Abordou-se especificamente a importância da camada de ozono e o papel que os alunos podem ter para reduzir a sua depleção. Foi concebida uma WebQuest para estimular os alunos a utilizarem, em pequenos grupos, recursos existentes na Internet de forma orientada. Assim, pode também estimular-se o desenvolvimento de atitudes, como o espírito de equipa, e estratégias de aprendizagem colaborativa. PALAVRAS-CHAVE: camada de ozono, WebQuest, mudança global, óptica, actividades laboratoriais, literacia científica.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectCamada de ozono - protecção do ambienteen_US
dc.subjectÓptica - ensino - 8º anoen_US
dc.subjectÓptica - acividades laboratoriaisen_US
dc.subjectWebQuesten_US
dc.titleRelatório de estágio de Mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundárioen_US
dc.typemasterThesisen_US
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCFisUC – Center for Physics of the University of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-2754-7642-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Física - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio Renato Martins.pdf3.6 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

334
checked on Oct 29, 2024

Download(s)

226
checked on Oct 29, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.