Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/11872
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Carvalho, Maria Arminda Pedrosa e Silva | - |
dc.contributor.advisor | Alberto, Pedro Almeida Vieira | - |
dc.contributor.author | Martins, Renato Jorge de Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2009-10-30T10:22:02Z | - |
dc.date.available | 2009-10-30T10:22:02Z | - |
dc.date.issued | 2009-09 | - |
dc.identifier.citation | Martins, Renato Jorge de Andrade - Relatório de estágio de Mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário | en_US |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/11872 | - |
dc.description.abstract | Um dos objectivos dos actuais currículos do ensino básico é o desenvolvimento e promoção de literacia científica. Na actual sociedade, cada vez mais dependente de tecnologias de informação e comunicação, importa que o ensino das ciências, não se dissociando da presente realidade, tente incentivar o interesse dos alunos utilizando também tecnologias que eles utilizam no seu dia-a-dia. Por outro lado, é também importante que se proporcionem aos alunos, desde cedo, oportunidades para apreciarem a importância fundamental que a experimentação tem em ciências. Assim, foram desenvolvidos dois projectos de investigação educacional em contexto de ensino formal, numa turma do 8º ano de escolaridade, em que se abordaram estas duas temáticas. No Projecto de Investigação Educacional I foi elaborada uma estratégia para ensinar óptica com recurso a diversas experiências, em que se utilizaram materiais simples, alguns de uso corrente no dia-a-dia, procurando incutir nos alunos a ideia que conclusões importantes, no domínio da física experimental, podem ser obtidas de forma simples e fora do ambiente do laboratório. Procurou-se pois promover uma estratégia eficaz, com recurso a actividades laboratoriais, para o ensino da óptica no 8º ano de escolaridade. O Projecto de Investigação Educacional II procurou sensibilizar-se os alunos para o estudo do tema “Mudança Global” e para o importante papel que os cidadãos devem assumir na preservação e protecção do ambiente. Abordou-se especificamente a importância da camada de ozono e o papel que os alunos podem ter para reduzir a sua depleção. Foi concebida uma WebQuest para estimular os alunos a utilizarem, em pequenos grupos, recursos existentes na Internet de forma orientada. Assim, pode também estimular-se o desenvolvimento de atitudes, como o espírito de equipa, e estratégias de aprendizagem colaborativa. PALAVRAS-CHAVE: camada de ozono, WebQuest, mudança global, óptica, actividades laboratoriais, literacia científica. | en_US |
dc.language.iso | por | en_US |
dc.rights | openAccess | en_US |
dc.subject | Camada de ozono - protecção do ambiente | en_US |
dc.subject | Óptica - ensino - 8º ano | en_US |
dc.subject | Óptica - acividades laboratoriais | en_US |
dc.subject | WebQuest | en_US |
dc.title | Relatório de estágio de Mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário | en_US |
dc.type | masterThesis | en_US |
uc.controloAutoridade | Sim | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
crisitem.advisor.researchunit | CFisUC – Center for Physics of the University of Coimbra | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0002-2754-7642 | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Física - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatório de Estágio Renato Martins.pdf | 3.6 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
334
checked on Oct 29, 2024
Download(s)
226
checked on Oct 29, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.