Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/12021
Title: Observatório do Percurso dos Diplomados pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra: Perfil Social e Trajectória Escolar dos Licenciados
Authors: Ramos, Tiago José Oliveira 
Orientador: Silva, Elsa
Gomes, Rui Machado
Keywords: Formação de professores; Ensino superior; Diplomados; Insucesso escolar; Sucesso escolaR
Issue Date: 2009
Abstract: O presente estudo, orientado pela Dr.ª Elsa Silva e desenvolvido sob a coordenação do Prof. Dr. Rui Gomes pretende dar-nos uma imagem dos licenciados da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra do ano de 2005 em relação ao perfil social e sobre a sua trajectória escolar para tentarmos compreender o processo de sucesso ou insucesso escolar dos licenciados ao nível da formação académica. Utilizamos como universo de estudo os diplomados pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, nomeadamente uma amostra representativa constituída por 20 sujeitos (13 masculinos e 7 femininos) que obtiveram a sua licenciatura no ano de 2005. De modo a adquirir os dados para efectuar o estudo, aplicamos um questionário de forma a recolhermos os dados do domínio pessoal e comportamentais dos inquiridos. O tratamento e análise dos dados recolhidos levaram-nos a concluir que a maioria dos licenciados é do sexo masculino, embora esse número tenha vindo a diminuir. Os dados adquiridos demonstram que cada vez mais os licenciados apostam numa formação complementar e valorizam-na bastante como auxiliar na formação académica. Uma das premissas que deve ser tida como bastante positiva é a da diminuição do insucesso escolar, sendo que cada vez mais os licenciados acabam o curso no tempo curricular mínimo. O aumento dos licenciados que efectuam uma actividade laboral paralelamente à frequência do curso, parece ter tendência a aumentar, facto que poderá levar à instabilidade e falta de tempo para que os alunos conciliem as duas actividades, podendo aumentar o insucesso escolar. A origem social dos licenciados interfere no seu sucesso escolar, e os licenciados de uma faixa socioeconómica mais favorável têm mais hipóteses de aceder ao ensino superior (nomeadamente à FCDEF-UC). Esta é uma razão para estarmos preocupados, pois podemos estar a caminhar para uma elitização do ensino, acabando com a diversidade cultural e social.
Description: Disponível em suporte de papel na Biblioteca da FCDEF-UC
URI: https://hdl.handle.net/10316/12021
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCDEF - Vários

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Ficheiro temporário.pdf49.45 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

181
checked on Oct 29, 2024

Download(s)

67
checked on Oct 29, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.