Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/12161
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dc.contributor.advisorSimões, Mário Rodrigues-
dc.contributor.advisorSantos, Maria João Seabra-
dc.contributor.authorBrites, Sílvia Manuela dos Reis-
dc.date.accessioned2009-12-30T15:07:52Z-
dc.date.available2009-12-30T15:07:52Z-
dc.date.issued2009-12-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/12161-
dc.descriptionTese de Mestrado em Psicologia, área de especialização em Avaliação Psicológica apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbraen_US
dc.description.abstractA Inteligência inclui a capacidade mental de raciocinar, resolver problemas, planear, compreender ideias e aprender, sendo tradicionalmente examinada por instrumentos de avaliação fundamentados do ponto de vista teórico, psicométrico e normativo. O incremento de instrumentos disponíveis que possibilitem precocemente, em idades pré-escolares, a avaliação da inteligência corresponde no nosso país a uma necessidade sentida pelos profissionais. O teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (MPCR; Raven, 1947; Simões, 2000) é um dos instrumentos de avaliação da inteligência não verbal mais utilizados neste contexto. Porém, em Portugal não existem estudos publicados com esta prova em idade pré-escolar. Na presente investigação foi observada uma amostra de 210 crianças, de ambos os sexos, com desempenho escolar normal e frequência do pré-escolar e primeiro ciclo, oriundas de 8 agrupamentos de escolas do Distrito de Leiria, maioritariamente provenientes de escolas públicas, com o objectivo de estudar as características psicométricas e obter dados normativos numa faixa etária entre os 4 anos e 0 meses e os 6 anos e 11 meses. Para efeitos de estratificação da amostra consideraram-se adicionalmente as percentagens nacionais relativas às áreas de residência (urbana/rural). Os estudos psicométricos incluíram o exame da precisão: (i) a estabilidade temporal testereteste com um intervalo de 3 semanas (r = .75); e (ii) a análise da consistência interna (alfa de Cronbach = .73). Os estudos de validade com o teste das MPCR foram realizados com base numa amostra de 25 crianças e no recurso a 2 subtestes da WPPSI-R (Quadrados e Vocabulário) (Wechsler, 2003), ao teste do Desenho da Figura Humana (DAP; Naglieri, 1988) e ao Rivermead Behavioural Memory Test for Children (RBMT-C; Wilson, Ivani-Chalian & Aldrich, 1991). As correlações mais elevadas foram observadas entre pontuações nas MPCR e os subtestes de Vocabulário (r = .65) e Quadrados (r = .56) da WPPSI-R, tendo sido obtidas correlações relativamente baixas com as pontuações no RBMT-C (r = .39) e DAP (r = .20). Do ponto de vista normativo e de acordo com o esperado é observado um incremento sistemático e progressivo dos resultados com a idade. Considerados globalmente, os resultados da presente investigação apontam para valores de precisão e validade aceitáveis, sugerindo que o teste das MPCR pode ser utilizado com utilidade nestas faixas etárias.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectInteligênciaen_US
dc.subjectAvaliação Psicológicaen_US
dc.subjectIdade Pré-Escolaren_US
dc.subjectMatrizes Progressivas Coloridas de Ravenen_US
dc.subjectEstudos psicométricosen_US
dc.subjectNormasen_US
dc.titleTeste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven: Estudos psicométricos e normativos com crianças dos 4 aos 6 anosen_US
dc.typemasterThesisen_US
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCINEICC – Center for Research in Neuropsychology and Cognitive and Behavioural Intervention-
crisitem.advisor.researchunitCINEICC – Center for Research in Neuropsychology and Cognitive and Behavioural Intervention-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-1311-1338-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-5035-0816-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
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