Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/13000
Title: Mobilização de potencialidades de desenvolvimento cognitivo e promoção do sucesso escolar
Authors: Abreu, Manuel Viegas 
Leitão, Lígia Mexia 
Santos, Eduardo Ribeiro 
Paixão, Maria Paula 
Keywords: Motivação; Potencialidades cognitivas; Insucesso e sucesso escolares
Issue Date: 1988
Publisher: Universidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Citation: Psychologica. 1 (1988) 1-26
metadata.degois.publication.title: Psychologica
metadata.degois.publication.issue: 1
metadata.degois.publication.location: Coimbra
Abstract: o artigo começa por referir as clrcunstâncias práticas e o contexto teórico que inspiraram as linhas mestras de uma investigação-acção realizada em três escolas secundárias de Coimbra com o objectivo de induzir a mobilização das potencialidades de desenvolvimento cognitivo e a diminuição do insucesso escolar. No contexto da teoria relacional da motivação humana, o insucesso escolar não é concebido como provocado por «deficiências» dos alunos mas como a resultante da interacção de diversos factores de ordem pessoal, interpessoal e institucional. Nesta perspectiva, as actividades de investigação-acção não se centraram apenas no «diagnóstico» e «tratamento» dos alunos, mas procuraram também o empenhamento dos professores e dos pais. Os efeitos das actividades realizadas foram avaliados quer por intermédio do rendimento escolar dos alunos quer por intermédio de algumas provas psicológicas, designadamente o teste de Longeot utilizado nos grupos «experimentais» e nos grupos de «controlo». Os resultados obtidos revelam os· efeitos favoráveis das actividades integradas na investigação-acção
URI: https://hdl.handle.net/10316/13000
ISSN: 0871-4657
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 50

595
checked on Nov 5, 2024

Download(s) 50

688
checked on Nov 5, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.