Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/13001
Title: | Da prevenção do insucesso escolar ao desenvolvimento interpessoal | Authors: | Abreu, M. V. Santos, E. R. Leitão, L. M. Paixão, M. P. Fernandes, I. V. |
Issue Date: | 1983 | Publisher: | Universidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | Citation: | Revista Portuguesa de Pedagogia. 17 (1983) 143-170 | metadata.degois.publication.title: | Revista Portuguesa de Pedagogia | metadata.degois.publication.issue: | 17 | metadata.degois.publication.location: | Coimbra | Abstract: | São descritos os primeiros resultados de uma investigação-acção (action-research) com carácter heurístico ou exploratório, realizada em três turmas do ensino secundário (7.° e 8.° anos de escolaridade), e tendo por objectivo a prevenção do insucesso escolar. O programa de actividades procura pôr em execução uma prática relacional em Psicologia que decorre da Teoria relacional do comportamento e da personalidade (NUTTIN). Neste contexto, o fracasso escolar é concebido em função do sistema de interacções significativas «sujeito-mundo» e não como efeito de um qualquer «déficit» individual nem como produto, exclusivo ou predominante, da organização social. Deste modo, longe de se centrar sobre a promoção do desenvolvimento cognitivo dos alunos, o programa integrou também actividades realizadas com professores e com pais dos alunos, visando aperfeiçoar o sistema de relações interpessoais que se estabelecem entre todos os membros do «projecto educativo» | URI: | https://hdl.handle.net/10316/13001 | ISSN: | 0870-418 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FPCEUC - Artigos em Revistas Nacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Da prevenção do insucesso escolar ao desenvolvimento interpessoal.pdf | 2.06 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 10
1,071
checked on Nov 5, 2024
Download(s) 20
1,376
checked on Nov 5, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.