Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/15552
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nogueira, Sónia Mairos | - |
dc.date.accessioned | 2011-07-22T15:50:17Z | - |
dc.date.available | 2011-07-22T15:50:17Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | NOGUEIRA, Sónia Mairos - Revisitando a autodirecção na aprendizagem: atributos e características do educando autodirigido. "Linhas". ISSN 1984-7238. Vol. 12, nº 1 (2011) p. 111-130 | - |
dc.identifier.issn | 1984-7238 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/15552 | - |
dc.description.abstract | Este artigo é inteiramente dedicado à análise dos atributos e das características que surgem associados ao constructo de autodirecção na aprendizagem e resulta de um projeto de investigação desenvolvido pela autora. Para este efeito, parte-se das três dimensões essenciais do constructo: psicológica (ou de atributo pessoal), pedagógica (ou de processo de aprendizagem) e sociológica (ou social). Com base nestas dimensões discutem-se diferentes propostas de caracterização do educando com elevados níveis de autodirecção (e.g., LONG, 1989b; BROCKETT & HIEMSTRA, 1991; CARRÉ, 1997, 2000; DECI & RYAN, 2000; NOGUEIRA, 2006). Neste âmbito elencam-se, também, vários esforços de sistematização dos contributos dos investigadores nas últimas décadas (e.g., KITSON, LEKAN & GUGLIELMINO, 1995; GUGLIELMINO et al., 2005). Expõem-se, em seguida, alguns dos fatores analisados nos componentes anteriores do artigo. Discutem-se, entre outras, a quantidade de projetos e o número de horas dedicado a iniciativas independentes de aprendizagem, os estilos de aprendizagem, a inteligência, a criatividade, o autoconceito ou o nível de instrução (e.g., GUGLIELMINO & KLATT, 1994; VAN DEUR, 2004; VAN DEUR & MURRAY-HARVEY, 2005; NOGUEIRA, 2006). Nota-se, contudo, que embora tenhamos revisto um conjunto considerável de estudos, os resultados reportados na literatura são, muitas vezes, contraditórios, o que torna mais complexa a definição de um perfil do educando autodirigido. Deixamos, por conseguinte, o desafio de que outros investigadores procedam a resenhas críticas do conhecimento científico neste domínio e que desenvolvam trabalhos de investigação subordinados a esta problemática. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências Humanas e da Educação | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Autodirecção na aprendizagem | por |
dc.subject | Perfil do educando | por |
dc.title | Revisitando a autodirecção na aprendizagem: atributos e características do educando autodirigido | por |
dc.type | article | por |
degois.publication.firstPage | 111 | por |
degois.publication.lastPage | 130 | por |
degois.publication.issue | 1 | por |
degois.publication.location | Florianópolis | por |
degois.publication.title | Linhas | por |
dc.peerreviewed | Yes | por |
degois.publication.volume | 12 | por |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairetype | article | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | open | - |
Appears in Collections: | FPCEUC - Artigos em Revistas Internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Revisitando a autodirecção na aprendizagem.pdf | 144.89 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
346
checked on Oct 22, 2024
Download(s)
214
checked on Oct 22, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.