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https://hdl.handle.net/10316/15569
Title: | A influência da formação profissional no clima organizacional: O caso do Município de Santa Maria da Feira | Authors: | Gonçalves, Cláudia Sofia Pereira | Orientador: | Canavarro, José Manuel Albuquerque Portocarrero | Keywords: | Clima organizacional; Formação profissional | Issue Date: | 2010 | Serial title, monograph or event: | A influência da formação profissional no clima organizacional:O caso do Município de Santa Maria da Feira. | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | As constantes e inevitáveis mudanças a que as organizações estão sujeitas
motivam a necessidade de estudar o “seu” clima organizacional. Constitui um
instrumento fundamental e acessível à Gestão de Recursos Humanos. Pela análise do
clima organizacional, as organizações públicas ou privadas podem aferir o ambiente de
contexto de trabalho, vivenciado pelos seus colaboradores atendendo a diversas
variáveis, como sejam: a formação profissional, a liderança, a comunicação, identidade
organizacional e motivação. E dessa forma procurar encontrar medidas de melhoria da
qualidade e bem-estar laboral.
Neste contexto, surge este estudo de caso do Município de Santa Maria da Feira,
motivado pela necessidade de conhecer as relações existentes entre o clima
organizacional e a formação profissional, enquanto área de aquisição e enriquecimento
de conhecimentos e competências.
Como metodologia, foi utilizado um inquérito por questionário elaborado pela
autora do presente estudo, o qual tem um carácter quantitativo e transversal a diferentes
matérias e cujos objectivos fundamentais são: a) Analisar as relações dos factores
individuais (género, habilitações literárias) na percepção do clima organizacional; b)
Analisar as relações das variáveis sócio-profissionais na percepção do clima
organizacional; c) relacionar a formação profissional com o clima organizacional; d)
verificar se as variáveis aferidas no questionário como a liderança, comunicação e
identidade organizacional influenciam o clima organizacional; e) Identificar os
principais factores de motivação e satisfação versus desmotivação e insatisfação.
Os dados obtidos a partir de amostra de 295 trabalhadores (56.3% do sexo
feminino e 43.7% do sexo masculino) do referido Município permitiram concluir que as
variáveis demográficas e sócio-profissionais afectam a percepção do clima
organizacional. Destaca-se o facto do género feminino pontuar mais em todas as
medidas das variáveis em estudo. Existem diferenças significativas entre os
trabalhadores com contrato por tempo indeterminado e aqueles que possuem um
contrato de trabalho a termo. São os trabalhadores vinculados a contrato a termo que
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação – Universidade de Coimbra
A Influência da Formação Profissional no Clima Organizacional: O caso do Município de Santa Maria da Feira.
iv
atribuem maior pontuação às medidas analisadas em todas variáveis. Constatou-se ainda
que a participação em acções de formação profissional é importante para a percepção do
clima organizacional. Relativamente ao que motiva para trabalhar nesta organização
pública em análise, destacam-se substancialmente os factores – Gostar do que faz e a
Estabilidade/Segurança no Emprego.
O presente estudo culmina com a apresentação de um conjunto de reflexões e da
indicação de estratégias a desenvolver, as quais poderão ser objecto de estudo em
futuras investigações. The constant and inevitable changes that organizations are subject to, motivates the need of studying "their" organizational climate. It is fundamental and accessible to the Human Resource Management. By the analysis of the organizational climate, the public or private organizations can assess the environment of the workplace, experienced by their employees that are given by the different variables, such as: training, leadership, communication, organizational identity and motivation. And so find further measures to improve the quality and welfare work. This context arises this case study in the city of Santa Maria da Feira, motivated by the need of studying the relationship between organizational climate and vocational training, while area of acquisition and enrichment of knowledge and skills. The methodology used was a survey questionnaire prepared by the author of this study, which has a quantitative character and cross the different areas to achieve the fundamental objectives: a) Analyse the relationship of individual factors (gender, qualifications) in the perception of organizational climate; b) Review the relationship of socio-professional perceptions of organizational climate; c) Relate the training with to the organizational climate; d) Verify if the measured variables in the questionnaire as leadership, communication and organizational identity influence the organizational climate; e) Identify the main factors of motivation and satisfaction versus dissatisfaction and demotivation. The data obtained from a sample of 295 workers (56.3% female and 43.7% males) from this city showed that the demographic and socio-professional affect the perception of organizational climate. Noteworthy is the fact that the female gender evaluates more positively all the variables under study. There are significant differences between workers with contracts of indefinite duration and those who have an employment contract term. Are the workers with fixed-term contracts that assign higher scores on measures analyzed in all variables. Are the workers with fixed-term contracts that assign higher scores on measures analyzed in all variables. It was further observed that the participation in professional training is important for the perception of Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação – Universidade de Coimbra A Influência da Formação Profissional no Clima Organizacional: O caso do Município de Santa Maria da Feira. vi organizational climate. As to what motivates to work on this public organization under review, we highlight substantially the factors - Liking what is doing, and the Stability/Security of the Job. This study culminates with the presentation of a set of reflections and the indication of strategies to develop, which may be studied in future investigations. |
Description: | Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Gestão da Formação e Administração Educacional, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/15569 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
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