Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/15596
Title: Perturbação específica do desenvolvimento da linguagem: caracterização neuropsicológica
Authors: Coelho, Sandra Maria Rebelo 
Orientador: Albuquerque, Cristina Petrucci
Keywords: Perturbação específica da linguagem
Issue Date: 2010
metadata.degois.publication.title: Perturbação específica do desenvolvimento da linguagem: caracterização neuropsicológica
metadata.degois.publication.location: Coimbra
Abstract: A Perturbação Específica do Desenvolvimento da Linguagem (PEDL) é um quadro clínico onde se espera que a linguagem seja a única função cognitiva afectada. No entanto, é possível encontrar-se dificuldades noutras funções cognitivas, como a atenção, memória visual e verbal, funções executivas e percepção, seja porque a alteração linguística é a expressão de uma dificuldade de base ou porque as dificuldades linguísticas levam a défices cognitivos. O presente estudo tem como objectivos proceder à análise da validade discriminante da Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC) e determinar as características neuropsicológicas das PEDL numa amostra de 28 crianças com PEDL, no que se refere à memória visual e verbal, à atenção/funções executivas e visuo-perceptivas com recurso a alguns testes da referida bateria. A caracterização é realizada pela comparação dos resultados obtidos em crianças com PEDL com os de um grupo de controlo, de também 28 crianças, seleccionado da amostra de aferição da BANC. Ambos os grupos são equiparáveis em termos de idade, género, ano de escolaridade e nível socioeconómico. De um modo geral, os resultados obtidos diferenciam os desempenhos das crianças com PEDL (grupo clínico) dos observados em crianças sem PEDL (grupo de controlo), o que vai ao encontro de investigações publicadas que atestam a utilidade clínica da BANC. Em concreto, e comparativamente ao grupo de controlo, o grupo de crianças com PEDL apresentou resultados significativamente inferiores na memória visual e memória verbal, na atenção selectiva e sustentada, nas funções executivas, na fluência verbal semântica, funções visuo-perceptivas e velocidade de processamento.
Specific Language Impairment (SLI) is a diagnostic entity in which language is expected to be the only affected cognitive function. However, it is possible to find difficulties in other cognitive functions, as attention, visual and verbal memory, executive functions and perception, either because the linguistic impairment is the expression of a base difficulty or because the linguistic difficulties direct to cognitive deficits. The present study objectives are the analysis of the Coimbra’s Neuropsychological Assessment Battery (Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra - BANC) validity and to determine the SLI neuropsychological characteristics in a group of 28 children with SLI, as for the visual and verbal memory and attention/executive and visual functions, with resource to some tests of the battery. The characterization is carried through by the comparison of the results gotten in children with SLI with the ones of a control group, of also 28 children, selected from the normative sample of the BANC. Both the groups are equalized in terms of age, gender, school grade and socioeconomic level. In general, the results obtained differentiate the performances of children with SDLD (clinical group) from the observed in children without SLI (control group), what it is in agreement of published inquiries that show the clinical utility of the BANC. In concrete, comparatively to the control group, the group of SLI presented significantly inferior results in visual and verbal memory, selective and sustained attention, executive functions, verbal semantics fluency, visual perceptive functions and speed of processing.
Description: Dissertação de Mestrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Pedagógica, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/15596
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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