Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/1560
Title: Uma teoria sobre a propagação de frentes de fogos florestais de superfície
Authors: André, Jorge Campos da Silva 
Keywords: Aerodinâmica; Engenharia Mecânica
Issue Date: 10-Mar-1997
Citation: ANDRÉ, Jorge Campos da Silva - Uma teoria sobre a propagação de frentes de fogos florestais de superfície. Coimbra, ed. aut., 1996, 363 p.
Abstract: Nesta tese apresenta-se uma teoria sobre a modelação do movimento de frentes de fogos florestais de superfície, com base em informação de entrada sobre a vegetação e as condições ambientais. Tal teoria: integra, fundamenta, expõe as lacunas, esclarece as restrições, propõe testes de validação, e generaliza um grande número de trabalhos de investigação dispersos. As bases da teoria constam: dos conceitos primitivos de «fase de desenvolvimento» e «regime de propagação» de uma frente de fogo, e de «escalas de descrição» (da vegetação, do ambiente, e do movimento da frente); de uma classificação geral dos parâmetros de entrada característicos do leito e do ambiente; de duas hipóteses básicas; e do Princípio de Desagregação, que decorre daquelas hipóteses e fundamenta a estratégia-base da teoria para construir um modelo completo de propagação da frente, em dois módulos independentes, designados por modelos «global» e «local». Na I parte do corpo da teoria: formulam-se e comparam-se quatro «modelos globais de propagação», a saber: MG1, de avanço da frente segundo a direcção normal local; MG2, baseado no princípio de Huygens; MG3, de avanço da frente segundo a «direcção de máxima velocidade de propagação local»; e MG4, de propagação segundo o «trajecto local mais rápido», que constitui a formulação analítica dos populares algoritmos de Dijkstra aplicados aos fogos florestais. A II parte do corpo da teoria é dedicada à construção de «modelos locais de propagação». Depois de se provar que os vários «problemas locais», colocados por cada um dos «modelos globais de propagação» analisados na I parte, são redutíveis a uma «formulação local standard», apenas se aborda uma formulação restrita deste problema, na qual se despreza o «efeito de 2a. ordem da curvatura local» da linha da frente. Concretamente, apresenta-se uma estratégia semi-empírica de redução deste problema a um seu sub-problema mais simples, e, para este último, desenvolve-se uma metodologia de modelação semi-empírica particularmente geral, simples e flexível. Finalmente, propõe-se uma série de testes, experimentais e numéricos, de validação da teoria.
Description: Tese de doutoramento em Engenharia Mecânica (Aerodinâmica) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/1560
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s) 50

437
checked on Oct 29, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.