Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/15614
Title: | Maturidade e prontidão para a leitura:estudos de validade com o teste ABC de Lourenço Filho = Maturity and readiness for reading : validation studies with the ABC Lourenço Filho test | Authors: | Martins, Maria Manuela Lopes Rente Pina | Orientador: | Pereira, Marcelino Arménio Martins | Keywords: | Leitura, aprendizagem; Maturidade para a leitura | Issue Date: | 2010 | metadata.degois.publication.title: | Maturidade e prontidão para a leitura: Estudos de validade=Maturity and readiness for reading : validation studies with the ABC Lourenço Filho test | metadata.degois.publication.location: | Coimbra | Abstract: | Analisou-se a maturidade e prontidão para a leitura numa amostra de crianças que iniciavam a
sua escolarização numa escola da periferia de Lisboa. Em simultâneo, foi nossa intenção estudar
alguns dos principais precursores da aprendizagem da leitura e a validade preditiva de um teste
de maturidade para a leitura. Na prossecução desses objectivos, adoptou-se uma metodologia de
cariz longitudinal. Num primeiro tempo aplicámos o Teste ABC de Lourenço Filho, as Matrizes
Progressivas Coloridas de Raven e um questionário aos professores. Num segundo tempo, após
oito meses de ensino da leitura, aplicámos o Teste de Avaliação da Precisão e Fluência de
Leitura: O REI (Carvalho, 2007) e um segundo questionário preenchido pelos professores. Os
resultados revelam que existe uma relação positiva e estatisticamente significativa tanto entre os
resultados do teste ABC alcançados no início do ano lectivo e os resultados do teste O REI no
final do ano escolar, como entre os Testes ABC e O REI e as MPCR; existe uma baixa
percentagem de alunos (4%) que obteve bons resultados no teste ABC e baixos desempenhos no
teste O REI (falsos positivos) e 0,7% dos alunos obtiveram bons resultados no teste O REI,
apesar de terem obtido baixos resultados no teste ABC (falsos negativos). Abstract The reading and maturity readiness were analysed trough the application of the Teste ABC de Lourenço Filho in a sample of children who were starting their first grade in the suburbs of Lisbon. The predictive validity of the mentioned test was also assessed. In the pursuit of these objectives, a longitudinal methodology was adopted. In a first phase, the Teste de ABC de Lourenço Filho and Raven’s Coloured Progressive Matrices were applied. In a second phase, after eight months of reading teaching, the Teste de Avaliação da Precisão e Fluência de Leitura: O REI (Carvalho, 2008) was applied, as well as a questionnaire was filled by children's teachers. Results revealed that a positive and statistically significant relationship exists between as the ABC test's results applied in the beginning of the school year and the results of the test O REI, applied in the end of the same school year as between the Teste ABC and O REI, and the MPCR. 4% of the students obtained good results in the ABC test and low results in the test O REI (false positives) and 0.7% obtained good results in the O REI test, despite their low results in the ABC test (false negatives). On analyse la maturité et promptitude pour la lecture un échantillon d’enfants qui sont en train de commencer leur scolarisation dans une école aux environs de Lisbonne. En simultanéité, on a étudié quelques-uns des principaux précurseurs de l´apprentissage de la lecture et la validité preditive d´un test de maturité de la lecture. Dans la reprise de ces objectifs, on a adopté une méthodologie longitudinale. Dans un premier temps on a appliqué le Test ABC de Lourenço Filho et les Matrices Progressive Colorés de Raven et un questionnaire aux professeurs. Dans un deuxième temps, après huit mois de enseignement de la lecture, on a appliqué le Teste de Avaliação da Precisão e Fluência de Leitura: O REI (Carvalho, 2008) et un deuxième questionnaire remplit par les professeurs. Les résultats démontrent qu’il existe une relation statistiquement significative nom seulement entre les résultats du teste ABC atteints au début de l’année scolaire et les résultats du test O REI à la fin de la même année, aussi entre les Testes ABC et O REI e les MPCR. Il existe une baisse pourcentage d´ élèves (4%) qui on obtenu des bons résultats au test ABC e faibles résultas dans le test O REI (de faux positives) et 0.7% des élèves a obtenu de bons résultats dans Test O REI, malgré l’obtention de faibles résultats dans le Test ABC (de faux négatives). |
Description: | Dissertação de mestrado em Psicologia, especialização em Avaliação Psicológica, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/15614 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese de Mestrado de Manuela Pina Martins revista.pdf | 5.6 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 50
635
checked on Oct 29, 2024
Download(s) 10
3,212
checked on Oct 29, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.