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https://hdl.handle.net/10316/1561
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Viegas, Domingos Xavier Filomeno Carlos | - |
dc.contributor.advisor | Sousa, António Carlos Mendes | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Almerindo Domingues | - |
dc.date.accessioned | 2008-12-04T14:20:56Z | - |
dc.date.available | 2008-12-04T14:20:56Z | - |
dc.date.issued | 1999-03-31 | en_US |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Almerindo Domingues - Simulação numérica e experimental de escoamentos turbulentos em torno de obstáculos. Coimbra, 1999. | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/1561 | - |
dc.description | Tese de Doutoramento em Engenharia Mecânica (Aerodinâmica), apresentada à Fc. de Ciências e Tecnologia de Coimbra | - |
dc.description.abstract | Apresenta-se, enquadrado na área da Engenharia do Vento, um estudo numérico e experimental de escoamentos turbulentos de ar em torno de obstáculos, tendo em vista a caracterização do campo de escoamento em torno de edifícios para estudos de conforto de transeuntes. A simulação numérica é conseguida pela resolução das equações de conservação da quantidade de movimento e da continuidade, escritas na sua forma para regime permanente. A discretização das equações diferenciais é feita com base na formulação para volumes finitos. O acoplamento entre as equações de conservação de quantidade de movimento e massa é feito através do algoritmo SIMPLEC. São avaliados comparativamente o esquema híbrido e dois esquemas de discretização dos termos convectivos de ordem superior. A simulação da turbulência é avaliada com base em cinco modelos de duas equações de transporte, usando como casos teste o escoamento em torno de um cubo isolado assente sobre uma superfície, para dois ângulos de incidência, e outros casos envolvendo um obstáculo de secção quadrada, com diferentes relações altura/largura, assente na superfície inferior de um canal, bem como um conjunto de várias edificações. Constata-se que o modelo k-e RNG apresenta resultados que mostram uma melhor concordância com os valores experimentais, sobretudo para situações com zonas de recirculação. O modelo desenvolvido é aplicado a um caso real, simulando-se a Área Internacional Sul do recinto da EXPO'98, comparando-se os resultados numéricos com medições feitas no local e com valores experimentais da simulação em túnel de vento, num modelo à escala 1 : 175. A comparação entre os resultados numéricos e os experimentais mostra que o modelo computacional desenvolvido é capaz de prever de forma correcta as principais características do escoamento mesmo para a geometria complexa estudada, evidenciando as suas potencialidades para estudos de escoamentos em ambientes urbanos. | en_US |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | eng |
dc.subject | Aerodinâmica | en_US |
dc.subject | Engenharia Mecânica | en_US |
dc.title | Simulação numérica e experimental de escoamentos turbulentos em torno de obstáculos | en_US |
dc.type | doctoralThesis | en_US |
item.grantfulltext | open | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairetype | doctoralThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
crisitem.advisor.researchunit | LAETA - Associated Laboratory for Energy, Transports and Aeronautics | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0001-6690-035X | - |
Appears in Collections: | FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Doutoramento |
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File | Description | Size | Format | |
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