Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/18217
Title: Crenças e atitudes dos estudantes de enfermagem acerca das doenças e doentes mentais : impacto do ensino clínico de enfermagem de saúde mental e psiquiatria
Authors: Gil, Isabel Maria de Assunção 
Orientador: Santos, José Carlos
Quartilho, Manuel João Rodrigues
Keywords: Psiquiatria -- educação; Saúde mental; Estudantes de enfermagem
Issue Date: 2010
Citation: GIL, Isabel Maria de Assunção - Crenças e atitudes dos estudantes de enfermagem acerca das doenças e doentes mentais : impacto do ensino clínico de enfermagem de saúde mental e psiquiatria. Coimbra : [s.n.], 2010
Abstract: Os estigmas imputados às perturbações mentais foram-se mantendo fortes em resultado de atitudes negativas das populações relativamente aos portadores dessas doenças o que levou à perpetuação de estereótipos como a perigosidade, a imprevisibilidade e a incurabilidade (Scull, 1981; Pichot, 1983; Link & Cullen, 1983; Ayesteran & Paez, 1986; Skinner et al., 1992; Johnson & Orrel, 1995; Whaley, 1997; Phelan et al., 2000; Hirai & Clum, 2000; Angermeyer, 2004; Loureiro, 2008). Admitindo que os estudantes de Enfermagem partilham de atitudes estigmatizantes comuns à população em geral que poderão influenciar a sua prestação de cuidados enquanto futuros profissionais de saúde, este estudo tem como objectivos avaliar as crenças e atitudes dos estudantes de Enfermagem acerca dos doentes e doenças mentais e o efeito (in vivo contact) do ensino clínico de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria nessas crenças e atitudes. O presente estudo é de cariz quasi-experimental tendo sido avaliadas as crenças e atitudes antes e após a frequência do EC. A amostra é constituída por 89 estudantes a frequentar o Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola de Superior de Enfermagem de Coimbra. Como instrumentos de colheita de dados foi utilizado um questionário com questões sócio-demográficas, o Inventário de Crenças acerca das Doenças Mentais (ICDM) de Loureiro (2008) e a versão portuguesa traduzida e adaptada (Oliveira, 2005; Loureiro, 2008) da Opinions about Mental Illness Scale (OMIS) de Cohen e Struening (1962). Dos resultados acerca das crenças e atitudes perante os doentes e as doenças mentais previamente à frequência do ensino clínico de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria, as médias das crenças revelaram resultados positivos no sentido de um reconhecimento da doença e do seu cunho médico, ainda assim, os estereótipos da perigosidade, incurabilidade e responsabilidade individual são acentuados. Relativamente às atitudes observa-se que é na dimensão benevolência que se obtém uma média superior seguida, imediatamente, pela ideologia da higiene mental, no entanto, o autoritarismo e a restrição social surgem também como atitudes valorizadas pelos estudantes. A comparação dos resultados nas crenças e atitudes, antes e após o ensino clínico de Enfermagem de Saúde Mental e psiquiatria, revela um efeito estatisticamente significativo (p<0,05), no entanto, a maioria dos tamanhos de efeito são muito modestos (baixos), excepção para crença na incurabilidade e atitude de restrição social Conclui-se, então, perante estes resultados, que o ensino clínico contribui para uma perspectiva mais positiva em relação às crenças e atitudes dos estudantes de enfermagem.
The stigma attributed to mental disorders were to result in maintaining strong negative attitudes of populations in relation to the carriers of these diseases that led to the perpetuation of stereotypes about the dangerousness, unpredictability and incurable (Scull, 1981; Pichot, 1983; Link & Cullen, 1983; Ayesteran & Paez, 1986; Skinner et al., 1992; Johnson & Orrel, 1995; Whaley, 1997; Phelan et al., 2000; Hirai & Clum, 2000; Angermeyer, 2004; Loureiro, 2008). Assuming that the nursing students share stigmatizing attitudes common to the general population that may influence their care as future health professionals, this study aims to assess the beliefs and attitudes of nursing students and patients about mental illness and the effect of clinical training in Mental Health Nursing and Psychiatric those beliefs and attitudes. (in vivo contact) the clinical practice of Nursing Mental Health and Psychiatry in these beliefs and attitudes. This study is quasi-experimental in nature and was assessed the beliefs and attitudes before and after the frequency of clinical practice. The sample consists of 89 students to attend the degree course of Nursing, in the Nursing College of Coimbra. As instruments of data collection was a questionnaire for socio-demographic, Inventário de Crenças acerca das Doenças Mentais (ICDM) Loureiro (2008) and the Portuguese version translated and adapted (Oliveira, 2005; Loureiro, 2008) Opinions about the Mental Illness Scale (OMIS) Cohen and Struening (1962). Due to the results about the beliefs and attitudes towards patients and mental illness prior to the frequency of clinical instruction in Mental Health Nursing and Psychiatry, the average of the beliefs revealed positive results towards a recognition of the disease and its medical nature, yet, the stereotypes of dangerousness, incurable and individual responsibility are pronounced. Concerning their attitudes to observe that benevolence is the size you would get an average of more then immediately by the ideology of mental hygiene, however, authoritarianism and social restriction also arise as attitudes valued by students. The comparison of the beliefs and attitudes before and after the clinical practice of Nursing Mental Health and Psychiatry, revealed a statistically significant effect (p <0.05), however, most effect sizes are very modest (low), except for the incurable belief and attitude of social restriction. Therefore, given these results, the clinical practice contributes to a more positive outlook in relation to beliefs and attitudes of nursing students.
Description: Dissertação de mestrado em Psiquiatria Cultural, apresentada à Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/18217
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FMUC Medicina - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertaçao mestrado.pdf6.01 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 5

1,741
checked on Nov 5, 2024

Download(s) 10

3,632
checked on Nov 5, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.