Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/18475
Title: Análise de parâmetros comportamentais em jovens adultos com síndrome de Down, nas aulas de Jogging Aquático
Authors: Rodrigues, Isabel Cristina Moreira 
Orientador: Senra, Cristina
Keywords: Síndrome de down; Jogging aquático
Issue Date: 2004
Abstract: A qualidade dos cuidados de saúde, educação e suporte comunitário permite às crianças e adultos com síndrome de Down fazer uma diferença real no seu progresso ao longo das suas vidas (Buckley, 2000). Como tal, desenvolver e fomentar habilidades sociais nas pessoas com síndrome de Down, com fim a melhorar as suas possibilidades de integração social em geral, tem sido uma preocupação actual (Penide, 2003). O objectivo deste estudo assume como papel fundamental o comportamento e os jovens adultos com síndrome de Down, na aula de jogging aquático, relacionado especificamente com a sociabilidade e a música. A amostra deste estudo é constituída por 7 indivíduos com síndrome de Down da APPACDM, em que 3 são do género feminino e os outros 4 do género masculino. A média de idades é de 27,29 anos. Foram consideradas como variáveis dependentes 8 itens de Socialização, e como varáveis independentes as características físicas, a música e o tipo de exercício. De forma a podermos abordar estes assuntos foi utilizado um questionário de natureza biossocial (oito perguntas de resposta rápida, relacionadas com o tipo de exercício, o gosto pela água e pela música e as actividades de grupo; e uma pergunta de carácter mais aberto, direccionada para os gostos pessoais), as filmagens das 8 aulas e a tabela de observação da ocorrência dos acontecimentos. Como grandes conclusões verificámos que estas pessoas preferem actividades realizadas em grupo, e que estas influenciam os níveis de sociabilidade destes indivíduos; quando as aulas são realizadas com música denota-se uma alteração nos níveis emocionais destas pessoas, tornando-se assim, mais divertidos; verificámos ainda que o medo e a inibição se vai desvanecendo ao longo das aulas e o contacto com os materiais existentes na piscina aumenta. Uma das sugestões que propomos para futuros estudos nesta área é estender este estudo a pessoas portadoras de outro tipo de deficiência.
Description: Dissertação de licenciatura apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física.
URI: https://hdl.handle.net/10316/18475
Rights: openAccess
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