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https://hdl.handle.net/10316/20215
Title: | Melhoria da Resistência ao desgaste da eficiência de correntes de transmissão para bicicleta por aplicação de revestimentos de PVD | Authors: | Esteves, Miguel Alberto Pereira | Orientador: | Carvalho, Albano Augusto Cavaleiro Rodrigues de Ramalho, Amilcar Lopes |
Keywords: | Desgaste; Abrasão; Revestimento | Issue Date: | Jul-2011 | Citation: | ESTEVES, Miguel Alberto Pereira - Melhoria da resistência ao desgaste e da eficiência de correntes de transmissão para bicicleta por aplicação de revestimentos PVD. Coimbra:[s.n.],2011. Dissertação de Mestrado | metadata.degois.publication.title: | Melhoria da resistência ao desgaste e da eficiência de correntes de transmissão para bicicleta por aplicação de revestimentos PVD | metadata.degois.publication.location: | Coimbra, 2011 | Abstract: | A presente dissertação tem como objectivo o estudo de tratamentos de superfície a aplicar aos eixos de corrente de bicicleta com o intuito de obter maior resistência ao desgaste. Numa fase inicial foram estudados os mecanismos de desgaste presentes em correntes de bicicleta quando funcionam em condições de serviço para posteriormente serem reproduzidos em laboratório. A escolha do tipo de ensaios a realizar, bem como das condições de ensaio, pendeu do tipo de desgaste e dos materiais aplicados nos componentes, sendo que outros estudos já realizados forneceram informação decisiva para a fixação das condições de ensaio em laboratório. A abrasão foi identificada como a principal causa de desgaste, justificando- se que o primeiro tipo de ensaio aplicado foi de desgaste por abrasão com o intuito de determinar parâmetros de desgaste que possibilitassem uma comparação directa entre materiais, nomeadamente a taxa específica de desgaste. Inicialmente foram caracterizados os substratos e posteriormente alguns revestimentos. Conclui-se que seriam necessários ensaios alternativos de escorregamento para a completa caracterização dos revestimentos. Reformulou-se o modelo experimental introduzindo complementarmente a técnica de ensaios alternativos. Os resultados experimentais foram avaliados aplicando modelos de tratamento de dados, previamente seleccionadas, como o modelo linear de Archard- Czichos para desgaste, o modelo de atrito de Amontons-Coulomb e uma abordagem energética para relacionar atrito e desgaste. Finalmente foram comparados os resultados dos vários materiais com o objectivo de avaliar da eficiência das novas soluções. | Description: | Dissertação de mestrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/20215 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado |
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