Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/2075
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Saraiva, Eduardo de Sousa | - |
dc.contributor.author | Cardoso, António João Marques | - |
dc.date.accessioned | 2008-12-04T14:04:34Z | - |
dc.date.available | 2008-12-04T14:04:34Z | - |
dc.date.issued | 1995-05-31 | en_US |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/2075 | - |
dc.description | Tese de doutoramento em Engenharia Electrotécnica (Sistemas de Energia) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra | - |
dc.description.abstract | O trabalho apresentado nesta dissertação refere-se ao desenvolvimento de um método, não invasivo, de diagnóstico da ocorrência de excentricidade estática em motores assíncronos trifásicos. A dissertação encontra-se estruturada em quatro capítulos, o primeiro dos quais, de carácter introdutório, começa por enquadrar o assunto desenvolvido, no âmbito, mais vasto, do Diagnóstico de Avarias em Motores de Indução Trifásicos. Posteriormente, é apresentado, ainda neste primeiro capítulo, o fenómeno da ocorrência de excentricidade em motores de indução, designadamente no que se refere às diversas formas de que se poderá revestir a ocorrência de uma tal anomalia, bem como às suas causas e consequências mais prováveis. A parte final do Capítulo 1 é dedicada à apresentação de uma síntese da literatura publicada no âmbito da temática do Diagnóstico e Análise da Ocorrência de Excentricidade em Motores de Indução. No Capítulo 2 são, inicialmente, apresentadas as principais razões subjacentes ao desenvolvimento do método de diagnóstico proposto, bem como os princípios teóricos em que se baseia. Uma vez definida a essência da estratégia de diagnóstico desenvolvida, o Capítulo 2 descreve, pormenorizadamente, a montagem concebida para a realização dos ensaios laboratoriais, bem como os sistemas de instrumentação de diagnóstico desenvolvidos, e apresenta, ainda, diversos resultados experimentalmente obtidos. O desenvolvimento de factores de severidade capazes de proporcionarem um prognóstico acerca da gravidade da avaria e a realização de ensaios em ambiente industrial, constituem outros dos assuntos abordados no Capítulo 2. No Capítulo 3 são desenvolvidos os aspectos referentes à modelização e simulação do funcionamento de motores de indução trifásicos, afectados pela ocorrência de excentricidade estática. No Capítulo 4 são apresentadas as conclusões gerais respeitantes ao desenvolvimento do trabalho a que se refere esta dissertação e são, ainda, apontadas diversas sugestões para desenvolvimento futuro, no âmbito do assunto tratado. Uma lista com a indicação de oitenta e nove referências bibliográficas, utilizadas no texto principal, e a inclusão de sete apêndices, completam a dissertação. | en_US |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | embargoedAccess | eng |
dc.subject | Sistemas de Energia | en_US |
dc.title | Diagnóstico e análise da ocorrência de excentricidade estática em motores de indução trifásicos, através da aplicação da transformada complexa espacial (Vector de Park) | en_US |
dc.type | doctoralThesis | en_US |
item.fulltext | Sem Texto completo | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.grantfulltext | none | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairetype | doctoralThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
crisitem.author.dept | Faculty of Sciences and Technology | - |
crisitem.author.parentdept | University of Coimbra | - |
crisitem.author.researchunit | CISUC - Centre for Informatics and Systems of the University of Coimbra | - |
crisitem.author.parentresearchunit | Faculty of Sciences and Technology | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0001-8992-3466 | - |
Appears in Collections: | FCTUC Eng.Electrotécnica - Teses de Doutoramento |
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.