Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/2128
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dc.contributor.advisorFigueiredo, António Rui de Almeida-
dc.contributor.advisorCosta, José Joaquim da-
dc.contributor.authorRuivo, Celestino Rodrigues-
dc.date.accessioned2008-12-04T14:20:35Z-
dc.date.available2008-12-04T14:20:35Z-
dc.date.issued2005-10-31en_US
dc.identifier.citationRUIVO, Celestino Rodrigues - Modelação numérica dos fenómenos de transferência de calor e de massa em rodas higroscópicas. Coimbra, 2005. 252 p.-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/2128-
dc.descriptionTese de doutoramento em Engenharia Mecânica (Transmissão de Calor) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra-
dc.description.abstractApresenta-se um estudo de índole numérica sobre os fenómenos de transferência de calor e de massa em rodas higroscópicas. A modelação fez-se, numa primeira fase, para um domínio de um canal tomando como base uma formulação detalhada em ambos os sub-domínios, do escoamento e da parede, tendo as equações de conservação sido discretizadas através do método dos volumes finitos e resolvidas num domínio bidimensional. Numa segunda fase, analisou-se a resposta transiente de um canal de placas paralelas e implementaram-se modelos com simplificações ao nível da formulação no domínio do escoamento e compararam-se os resultados destes com os dos modelos detalhados. A modelação simplificada do escoamento e das trocas convectivas com a parede apresentou uma boa concordância de resultados, pelo que foi adaptada à simulação do comportamento de um canal com configuração real em regime cíclico estacionário, como se o canal a uma roda higroscópica pertencesse. Utilizou-se uma versão unidimensional deste último modelo para a simulação da resposta transiente de um elemento de canal, com vista ao estudo da validade de algumas hipóteses de simplificação na modelação do meio poroso exsicante. Os cálculos foram estendidos à análise do comportamento do elemento de canal em condições de regime cíclico estacionário. Os estudos realizados quer sobre a configuração de elemento de canal, quer sobre o desempenho da roda higroscópica, puseram em evidência a existência de condições de desempenho óptimas, nomeadamente no que respeita à duração total do ciclo de adsorção/desadsorção, à duração de cada um dos modos, bem como à constituição da parede da matriz. Os modelos desenvolvidos revelaram ser ferramentas de cálculo úteis na concepção e na simulação do comportamento de rodas higroscópicas, podendo ser utilizados no desenvolvimento de módulos de simulação de rodas higroscópicas mais simplificados.en_US
dc.language.isoporpor
dc.rightsembargoedAccesseng
dc.subjectTransmissão de Caloren_US
dc.titleModelação numérica dos fenómenos de transferência de calor e de massa em rodas higroscópicasen_US
dc.typedoctoralThesisen_US
item.grantfulltextnone-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextSem Texto completo-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.parentdeptUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitLAETA - Associated Laboratory for Energy, Transports and Aeronautics-
crisitem.advisor.researchunitLAETA - Associated Laboratory for Energy, Transports and Aeronautics-
crisitem.advisor.researchunitADAI - Association for the Development of Industrial Aerodynamics-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-4488-4373-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-7015-6989-
Appears in Collections:FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Doutoramento
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