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https://hdl.handle.net/10316/23241
Title: | Quanto mais me bates, menos gosto de mim: a relação entre o abuso infantil e a depressão na adolescência | Authors: | Pereira, Ana Rita dos Reis | Orientador: | Matos, Ana Paula | Keywords: | Abuso de crianças; Depressão, adolescente | Issue Date: | 2012 | metadata.degois.publication.title: | Quanto mais me bates, menos gosto de mim : a relação entre o abuso infantil e a depressão na adolescência | metadata.degois.publication.location: | Coimbra | Abstract: | O abuso infantil é apontado por vários estudos como um factor de
risco para o desenvolvimento de sintomatologia depressiva nos adolescentes.
Na verdade, as consequências que o abuso acarreta fazem-se sentir ao nível
do desenvolvimento e posterior funcionamento social, cognitivo e
comportamental. Desta forma, o abuso causa vulnerabilidades na vítima que
a tornam mais propensa ao desenvolvimento de sintomatologia
psicopatológica, nomeadamente depressão.
A depressão, como qualquer psicopatologia, provoca
disfuncionalidades. No entanto, ao ocorrer numa fase precoce de
desenvolvimento como a adolescência, pode provocar consequências graves
e comprometer o desenvolvimento pleno do indivíduo. Assim, torna-se
determinante o desenvolvimento de programas de intervenção precoce e de
prevenção desta perturbação para que se possa assegurar o desenvolvimento
adaptativo do adolescente. Porém, para que sejam desenvolvidos programas
de intervenção eficazes há que conhecer e avaliar os factores de risco que
vulnerabilizam os jovens para o desenvolvimento da sintomatologia
depressiva.
Esta dissertação tem como objectivos: (i) estudar a estrutura factorial
e as qualidades psicométricas do Childhood Trauma Questionnaire, que se
destina a medir, de modo retrospectivo, cinco formas de abuso infantil:
abuso sexual, físico e emocional e negligência física e emocional; (ii) avaliar
as diferenças de género ao nível da ocorrência de abuso infantil e ao nível da
presença de sintomatologia depressiva; (iii) estudar a relação entre o abuso
infantil e o rendimento académico; (iv) estudar a relação da psicopatologia
parental com o abuso infantil e a sintomatologia depressiva nos
adolescentes; (v) estudar a relação entre o abuso e a sintomatologia
depressiva nos adolescentes; (vi) estudar a relação entre o abuso infantil, a
regulação emocional e a sintomatologia depressiva; (vii) estudar o efeito
mediador da regulação emocional na relação entre o abuso infantil e a
sintomatologia depressiva; (viii) avaliar quais as variáveis em estudo que
explicam melhor a variabilidade na sintomatologia depressiva nos
adolescentes.
A amostra utilizada é constituída por 304 adolescentes (139 rapazes e
165 raparigas) com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos de idade
e por 180 encarregados de educação (24 pais, 153 mães e 3 parentes). Do
protocolo de avaliação dos adolescentes, para além do CTQ fazem parte o
Childhood Depression Inventory, o Cognitive Emotion Regulation
Questionnaire, o Mental Health Continuum (versão reduzida) e o Daily
Hassles Microsystem Scale. Aos pais foi administrado o Brief Symptom
Inventory.
Relativamente ao estudo psicométrico do CTQ encontramos uma
solução factorial com quatro factores (Abuso Sexual; Negligência
Emocional; Abuso/Negligência Física; Abuso Emocional) que explica
60.23% da variância total do questionário. A estrutura encontrada apresentou
boa consistência interna (α de Cronbach entre .709 e .898), estabilidade
temporal e validade de conteúdo, convergente e divergente.
Verificou-se que a ocorrência de abuso infantil está associada ao
baixo rendimento académico. Verificou-se ainda que a psicopatologia
parental se associa à ocorrência de abuso infantil e à sintomatologia
depressiva nos adolescentes. Por fim, verificou-se que a ocorrência de abuso
se associa a um maior nível de sintomatologia depressiva, que as estratégias
de regulação emocional medeiam parcialmente esta relação e que a
ocorrência de abuso emocional na infância é a variável que prediz melhor a
sintomatologia depressiva na adolescência. Mutilple studies assume that child abuse is a risk factor for the development of psychopathological symptoms on adolescents. In fact, consequences brought by child abuse occur on the development and future social, cognitive and behavioral functioning. Therefore the child abuse causes vulnerabilities on the victim that make her more prone to develop psychopathological symptoms, including depression. Depression, as any other psycopathology, causes dysfunctions. However, when it occurs in a premature phase of development as adolescence, it may lead to serious consequences and compromise the full development of the individual. Thus, it is crucial to develop early intervention programs and to prevent this illness, so that it can be possible to ensure the adaptive development of adolescents. However, in order to develop effective intervention programs it is necessary to know and evaluate the risk factors that disenfranchise the youngsters to the development of depressive symptomatology. The goals of this thesis are: (i) to examine the factor structure and psychometric properties of Childhood Trauma Questionnaire, which intends to mesure retrospectively five forms of childhood abuse: sexual, physical and emotional abuse and physical and emotional neglect; (ii) to evaluate gender differences at the occurrence of child abuse and at the presence of depressive symptoms; (iii) to study the relationship between child abuse and academic performance; (iv) to study the relationship between parental psychopathology, child abuse and depressive symptomatology; (v) to study the relationship between child abuse and depressive symptomatology in adolescents; (vi) to study the relationship between child abuse, emotional regulation and depressive symptomatology; (vii) to study the mediator effect of emotional regulation in the relationship between child abuse and depressive symptomatology; (viii) to evaluate which variables that better explain rhe vaiability in depressive symptoms in adolescents. . The sample consists of 304 adolescents (139 boys and 165 girls) with ages between 12 and 16 years old and of 180 caregivers (24 parents, 153 mothers and 3 relatives). The assessment protocol included the CTQ, the Childhood Depression Inventory, the Cognitive Emotion Regulation Questionnaire, the Mental Health Continuum (short-form) and the Daily Hassles Microsystem Scale. Parents were assessed by the Brief Symptom Inventory. At the psychometric study of CTQ it was found a factorial solution with four factors (Sexual Abuse; Emotional Neglect; Physical Abuse/Neglect; Emotional Abuse) which explains 60.23% of the total variance of the questionnaire; The factor solution found presents good internal consistency (Cronbach’s α between .709 and .898), temporal stability and content, convergent and divergent validity. It was found that the occurrence of child abuse is associated with a lower academic performance. It was also found that parental psychopathology is associated with the occurrence of child abuse and with the depressive symptoms in adolescents. Finally, it was found that the occurrence of abuse is associated with a higher level of depressive symptoms, that emotional regulation strategies partially mediate this relationship and that the occurrence of emotional abuse in childhood is the variable that best predicts depressive symptoms in adolescence. |
Description: | Dissertação de mestrado em Psicologia (Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e Saúde, )apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/23241 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
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