Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/23267
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dc.contributor.advisorBorges, Maria Graciete Nunes Pinto Franco-
dc.contributor.authorLima, Ana Catarina Velho Beleza Alves de-
dc.date.accessioned2013-04-18T13:47:32Z-
dc.date.available2013-04-18T13:47:32Z-
dc.date.issued2012-09-29-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/23267-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento), apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.por
dc.description.abstractA compreensão emocional assume um papel de relevo no desenvolvimento afectivo e sociocognitivo das crianças, por promover uma maior adaptabilidade social e escolar. Deste modo, a avaliação daquele constructo reveste-se de primordial importância no contexto da intervenção desenvolvimental durante a infância. O presente estudo exploratório visou contribuir para a adaptação portuguesa do Test of Emotion Comprehension – TEC (Pons, Harris & De Rosnay, 2004; Roazzi et al., 2009), tendo procurado confirmar empiricamente o paradigma subjacente ao desenvolvimento das nove dimensões da compreensão emocional. Procedeuse igualmente à comparação com estudos prévios realizados noutros contextos socioculturais (inglês, italiano, brasileiro) e explorou-se o papel de outras variáveis sociobiográficas, familiares e comportamentais. Os dados foram recolhidos junto de uma amostra 78 crianças com idades compreendidas entre os quatro e os cinco anos, a frequentar o pré-escolar num estabelecimento de ensino privado do distrito de Braga. Além da adaptação portuguesa do TEC (Paixão, Franco-Borges & Roazzi), utilizou-se a adaptação portuguesa do Teacher’s Evaluation of Child Conduct - TESC de Rohner, (2008; Franco-Borges, Vaz-Rebelo, & Machado, 2010) e um questionário para a recolha de dados sociobiográficos e familiares. Verificou-se uma associação significativa entre os níveis de compreensão emocional e a idade da criança, o nível de escolaridade da mãe e a posição na fratria.por
dc.description.abstractChildren’s emotion understanding plays a significant role in their affective and sociocognitive development by fostering social and academic adaptability. Therefore, the assessment of this construct is a major theme in the context of developmental intervention during early childhood. The current exploratory study intends to contribute to the Portuguese adaptation of the Test of Emotion Comprehension - TEC (Pons, Harris & De Rosnay, 2004; Roazzi et al., 2009) in order to empirically confirm the paradigm underlying the development of the nine emotional understanding dimensions. We compare our data with previous studies from other sociocultural contexts (England, Italy and Brasil) and explore the role played by other sociobiographical, family and behavioral variables. The data were collected from a sample of 78 children aged between four and five years old of a private school in Braga. In addition to the Portuguese adaptation of TEC, (Franco-Borges, Paixão & Roazzi), we used the Portuguese version of the Teacher’s Evaluation of Child Conduct - TESC (Rohner, 2008; Franco- Borges, Vaz-Rebelo, & Machado, 2010) and a questionnaire on sociobiographical and family data. We verified a significantly association between emotion understanding and child’s age, mother’s education and sibling position.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCompreensão das emoçõespor
dc.titleA compreensão das emoções em crianças dos 4 aos 5 anos : estudo da adaptação portuguesa do TECpor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleA compreensão das emoções em crianças dos 4 aos 5 anos :estudo da adaptação portuguesa do TECpor
dc.peerreviewedYespor
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.deptFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-9543-4842-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
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