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https://hdl.handle.net/10316/23435
Title: | Compreensão de diferentes estruturas gramaticais : numa amostra de crianças do 1º ciclo do ensino básico: relação com a perceção dos professores do grau de dificuldade e frequência de utilização nos manuais escolares | Authors: | Simões, Tânia Filipa Mendes | Orientador: | Figueira, Ana Paula Couceiro | Keywords: | Compreensão da leitura; Modelos de leitura | Issue Date: | 2012 | metadata.degois.publication.title: | Compreensão de diferentes estruturas gramaticais : estudo numa amostra de crianças do 1º ciclo do ensino básico: relação com a perceção dos professores do grau de dificuldade e frequência de utilização nos manuais escolares | metadata.degois.publication.location: | Coimbra | Abstract: | No limite, o presente estudo pretende contribuir para a aferição da
bateria de provas de leitura, a PROLEC-R (Cuetos et al., 2009), para a
população portuguesa. Esta bateria destina-se a crianças entre os 6 e os 12
anos. Especificamente, pretende analisar-se a compreensão da leitura de
vários tipos de frase incluídos na prova de estruturas gramaticais, de modo a
selecionar as que farão parte da versão final da prova.
O trabalho que agora se apresenta inclui uma revisão teórica em
torno dos processos e modelos de leitura e mais especificamente da
compreensão leitora. Apresentamos, ainda, análises descritivas dos
resultados obtidos na prova, bem como análises relacionais com a perceção
dos professores relativas ao grau de dificuldade das frases. Posteriormente,
os resultados apresentados são ainda confrontados com a frequência das
mesmas estruturas gramaticais nos manuais escolares.
No final deste estudo, toma-se conhecimento da dificuldade
vivenciada pelas crianças na leitura de estruturas de complemento
focalizado, sendo essa mesma dificuldade reconhecida também pelos
professores.
Palavras-chave: Estruturas gramaticais, compreensão da leitura,
modelos de leitura.
Comprehension of different grammatical structures:
Study on a sample of children in the 1st cycle of basic
education. Relationship with the perception by teachers of the
degree of difficulty and frequency of use in textbooks. Ultimately, this study intends to contribute to the assessment battery of tests of reading, PROLEC-R (Cuetos et al., 2009), for the Portuguese population. This battery is intended for children between 6 and 12 years. Specifically, want to analyze reading comprehension of various sentence types included in the test of grammatical structures, in order to select those that will be part of the final version of the test. The work now presented includes a literature review about the reading processes and models and more specifically about reading comprehension. We present, yet, descriptive analyzes of the test results, as well as relational analyzes with the perception given by teachers about the degree of difficulty of sentences. Subsequently, the results are still faced with the same frequency of grammatical structures in textbooks. In the end of this study, becomes aware of the difficulties experienced by children in reading structures complement focused, and this same difficulty also recognized by teachers ____________________________________ |
Description: | Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/23435 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
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