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https://hdl.handle.net/10316/23561
Title: | Paleomagnetismo e Tectónica de Placas - Desenvolvimento e Avaliação de Modelos para o Ensino | Authors: | Correia, Gina Maria Pereira | Orientador: | Gomes, Celeste Lopes, Fernando |
Keywords: | Tectónica de Placas; Paleomagnetismo; Ensino da Geologia; Manuais escolares | Issue Date: | 11-Dec-2014 | Citation: | CORREIA, Gina Maria Pereira - Paleomagnetismo e tectónica de placas : desenvolvimento e avaliação de modelos para o ensino. Coimbra : [s.n.], 2014. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/23561 | Abstract: | O presente trabalho tem como ponto de partida a importância do Paleomagnetismo no ensino e aprendizagem da Tectónica de Placas no ensino secundário. Teve, como plataforma de base, um estudo qualitativo em manuais escolares de Biologia e Geologia do 10.ºano de escolaridade e de Geologia do 12.º ano, leia-se, o universo dos manuais disponíveis no mercado livreiro nacional, o qual revelou, como resultado imediato e considerando as orientações curriculares, a ausência de informação sobre a História da Ciência, a exiguidade de atividades práticas (de campo e laboratoriais) e de conteúdos de enriquecimento. Mediante os resultados obtidos e com o objetivo de colmatar as lacunas identificadas, foram desenvolvidos recursos pedagógicos de maneira a dar cumprimento ao programa curricular de Geologia do 12.º ano, no que diz respeito ao conteúdo “Os primeiros passos de uma nova teoria. A Teoria da Tectónica de Placas”, integrante do “Tema I - Da Teoria da Deriva dos Continentes à Teoria da Tectónica de Placas”. Posteriormente, os recursos elaborados foram validados e avaliados por quinze docentes com experiência na lecionação do referido programa. Para o efeito, recorreu-se a uma metodologia de obtenção de dados diferenciados, para a qual se construíram e aplicaram um questionário individual e uma entrevista semiestruturada. Com base nos dados recolhidos na amostragem pudemos registar, como principais, as seguintes conclusões:
- Todos os recursos pedagógicos avaliados e validados se podem considerar relevantes, exequíveis e úteis, podendo-se constituir como um complemento aos manuais escolares disponíveis no mercado.
- O Paleomagnetismo é uma temática que todos os docentes inquiridos consideram ser pouco aprofundada nos currículos das disciplinas do ensino secundário em geral e, particularmente, em Geologia do 12.º ano.
- A avaliação que os professores participantes neste estudo fazem acerca dos manuais de Geologia do 12.º ano, nomeadamente acerca dos últimos com os quais trabalharam, está de acordo com os resultados por nós obtidos na análise qualitativa e põe em evidência lacunas relativamente à ausência de conteúdos sobre a História da Ciência, lacunas de atividades práticas e, ainda, lacunas de conteúdos de enriquecimento.
- Relativamente aos conteúdos sobre História da Ciência, essas omissões revelam uma falta de articulação com as orientações curriculares para a disciplina de Geologia do 12.º ano, que privilegiam este tipo de conteúdos.
- Todos os entrevistados reconhecem a importância da utilização de atividades práticas na lecionação de conteúdos no âmbito do ensino da Geologia, em geral, e do Paleomagnetismo, em particular, bem como a existência de uma relação entre a sua utilização e a aprendizagem efetiva dos conceitos.
A intenção última deste trabalho vincula a ideia do contributo para o estudo do Paleomagnetismo no âmbito da lecionação da Tectónica de Placas, no ensino secundário. Não é uma proposta fechada; entendê-lo dessa forma seria negar tudo o que a pedagogia e a didática acrescentarão no futuro a esta temática. Pretende, antes, constituir-se como uma oportunidade motivacional que cative os alunos e possibilite aos professores meios que rentabilizem o seu tempo letivo. This research has as its starting point the importance of Palaeomagnetism in the teaching and learning of Plate Tectonics in secondary education. It had, as a base platform, a qualitative study in 10th year Biology and Geology course books and 12th year Geology course books. This is the available universe of course books in national publishing market which has shown, as immediate result and considering national curriculum guidelines, the nonexistence of contents about History of Science, the lack of practical activities ( field activities and laboratorial activities) and the lack of subject enhancement topics. With the results gathered and having as goal the fulfilment of the gaps identified, teaching resources were developed in order to meet the 12th year Geology curriculum in what concerns the topic “The first steps of a new theory. The Plate Tectonics Theory”, which is a part of “Theme 1- From Continent Drift Theory to Plate Tectonics Theory”. Later, the resources developed were evaluated and validated by fifteen teachers, experienced in the teaching of the mentioned curriculum. For the purpose, a methodology for gathering diverse data was used, which included the building of an individual questionnaire and a semi structured interview. Based on the obtained sample data we were able to register the following main conclusions: - All the teaching resources validated and evaluated can be considered relevant, feasible and useful, and can be seen as a complement to course books available in the market; - Palaeomagnetism is a theme all teachers inquired consider as being treated with little depth in the curricula of secondary subjects in general and, particularly, in 12th year Geology; - The evaluation done by teachers participating in this study on 12th year Geology course books, namely the last ones with which they have worked with, is in accordance with the results we gathered in the qualitative analysis and stresses the deficiency regarding the absence of information about History of Science, the lack of practical activities and also the lack of subject enhancement topics; - In what concerns the information about History of Science, those omissions show a lack of correspondence with the curricular guidelines for 12th year Geology, which favour this type of contents; - All the people interviewed recognise the importance of the usage of practical activities in teaching Geology contents in general and Palaeomagnetism in particular. They also recognize the existence of a relation between its usage and the effective learning of concepts; The ultimate aim of this study is to definitively bond the idea of the contribution given by the study of Palaeomagnetism in the field of teaching Plate Tectonics in secondary stages. It is not a closed proposal; to understand it in that way would be to deny all that pedagogy and didactic will add to this subject matter in the future. It is intended, on the other hand, to represent a motivational opportunity that captivates students and offers teachers means to make the best use of their teaching time. |
Description: | Tese de doutoramento em História e Metodologia das Ciências Geológicas, apresentada ao Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/23561 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FCTUC Ciências da Terra - Teses de Doutoramento |
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