Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/23591
Title: Estudos psicométricos da versão portuguesa da Escala de Contribuições Positivas numa amostra de pais de crianças com anomalia congénita
Authors: Fonseca, Ana 
Nazaré, Bárbara 
Albuquerque, Sara 
Pereira, Marco 
Canavarro, Maria Cristina 
Keywords: Escala de Contribuições Positivas; Anomalia congénita; Estudos psicométricos
Issue Date: 22-Jun-2013
Publisher: Associação Portuguesa de Psicologia
metadata.degois.publication.title: Livro de atas do VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
metadata.degois.publication.location: Aveiro
Abstract: Objetivos: Apesar da sua exigência, a prestação de cuidados a uma criança com anomalia congénita (AC) pode também estar associada à perceção de contribuições positivas. Neste estudo examinámos as características psicométricas da versão portuguesa da Escala de Contribuições Positivas (ECP). Metodologia: A versão portuguesa da ECP foi administrada a 171 mães e pais de crianças com AC. O protocolo de avaliação incluiu ainda o WHOQOL-Bref, a Escala de Resiliência para Adultos (ERA) e a Escala de Impacto Familiar (EIF). Resultados: A estrutura original da escala não se revelou adequada para a versão portuguesa (CFI=.83). A análise fatorial exploratória revelou uma estrutura de seis fatores, que apresentam boa consistência interna (de .72 a .90). As correlações com a ERA, o WHOQOL-Bref e a EIF suportam a validade da ECP. Discussão: A versão portuguesa da ECP apresenta boas características psicométricas, que justificam a sua utilização na investigação e na prática clínica.
URI: https://hdl.handle.net/10316/23591
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Artigos em Livros de Actas
I&D CINEICC - Artigos e Resumos em Livros de Actas

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 20

859
checked on Oct 30, 2024

Download(s)

331
checked on Oct 30, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.