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https://hdl.handle.net/10316/23720
Title: | A aprendizagem musical e escolar da criança: contributo para uma relação de potencialidade | Authors: | Ramalho, João Paulo de Almeida | Orientador: | Gaspar, Maria | Keywords: | Iniciação musical; Linguagem 3M; Funções executivas | Issue Date: | 8-Jan-2014 | Citation: | RAMALHO, João Paulo de Almeida - A aprendizagem musical e escolar da criança : contributo para uma relação de potencialidade. Coimbra : [s.n.], 2013. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/23720 | Abstract: | A partir do pressuposto teórico, fundamentado nas teorias de Chomsky e de Saussure, de que a música deve ser considerada como linguagem, vamos procurar entender como é que, segundo Piaget e Vygotsky, a imitação e a abstração influenciam o seu desenvolvimento, no geral, e a sua aprendizagem, no particular.
Esta discussão conduz-nos à compreensão da importância da iniciação musical no contexto da aprendizagem linguística, assumindo um papel charneira, quer no caso da compreensão do funcionamento da língua materna, como no da língua matemática. Esta relação de complementaridade leva-nos a propor o conceito de “linguagem 3M”, pelo qual devemos entender a linguagem musical, bem como a sua aprendizagem, em paridade com as demais linguagens, nomeadamente a das duas anteriormente citadas (materna e matemática).
A partir desta plataforma analisamos os contributos facultados pelos pedagogos da iniciação musical cujos trabalhos têm tido maior divulgação e expressão em Portugal. Esta é a razão que nos leva a revisitar e a analisar nomes como: Jaques-Dalcroze, Zoltan Kodály, Edgar Willems, Carl Orff, Pierre Van Hauwe, Jos Wuytack, e Edwin Gordon. Depois de feita a análise crítica destes contributos, propomos aquelas que devem ser consideradas como as linhas gerais de uma abordagem da iniciação musical destituída da componente imitativa, pelo menos, nos moldes como esta tem vindo a ser aplicada em Portugal.
Por último, apresentamos uma investigação exploratória, realizada com crianças de dois jardins de infância da mesma zona geográfica e social de Coimbra, e a partir da qual procurámos avaliar o impacto da nossa proposta pedagógica de metodologia de iniciação musical em dois aspectos do funcionamento cognitivo dessas crianças: as funções executivas e a noção de ritmo. Esta investigação decorreu durante três anos lectivos e procurou responder não apenas à questão da diferença entre intervenção e não intervenção (comparando um grupo que foi objecto de intervenção com outro que não beneficiou dessa metodologia de iniciação musical), mas também à da dosagem dessa mesma intervenção (comparando um grupo que beneficiou de um ano de intervenção, enquanto que o outro grupo foi sujeito a dois anos de intervenção). Avaliámos as funções executivas utilizando o teste Torre de Londres (que em Portugal faz parte da Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra) e a noção de ritmo com a Prova de Ritmo de Mira Stamback. Os resultados obtidos realçam e confirmam a importância de uma metodologia de iniciação musical, onde a música é tratada enquanto linguagem, como a que elaborámos e avaliámos, nos conceitos avaliados pelo dois instrumentos utilizados, deixando bem patente que se, por um lado, o grupo que beneficiou de um ano de intervenção apresenta resultados significativamente melhores do que os alcançados pelo grupo de comparação, por outro lado, esse mesmo grupo, nas mesmas provas, tem uma performance inferior à do grupo ao qual foram aplicados dois anos de intervenção, alertando-nos para a importância da dosagem da intervenção. Deixamos como recomendação principal a continuação de investigações que abordem esta perspectiva teórica da iniciação musical e que nos possam conduzir a evidência empírica suficiente para que as decisões sobre a aprendizagem da música na educação pré-escolar sejam baseadas nessa mesma evidência e contribuam, deste modo, para mais e melhor sucesso. |
Description: | Tese de doutoramento em Ciências da Educação, especialização em Metodologia Geral do Ensino, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/23720 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FPCEUC - Teses de Doutoramento |
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